Valdemar Costa Neto, preso por posse ilegal de arma e ouro, não tem direito à fiança

Segundo a Perícia da PF, o político estava com uma pepita de ouro, pesando 39,18 gramas, com 95,26% de grau de pureza

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto foi preso nesta quinta-feira | Beto Barata/PL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma quantidade de ouro também foi encontrada e apreendida com o presidente do Partido Liberal (PL), ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, nesta quinta-feira (8), quando foi preso por posse irregular de arma de fogo, durante operação da Polícia Federal. Segundo laudo da PF, a pepita — com aproximadamente 39 gramas — tem "teor aproximado de 91,76% de ouro contido" e valeria aproximadamente R$ 11.687,71.

Sobre a origem, o laudo descreve que "as características da pepita de ouro mineral, tais como o alto teor de ouro, textura, granulometria e a sua composição química e mineral, indicam que se trata de produto aurífero primário, proveniente de retirada direta da jazida, sem processamento, típico de atividade de garimpagem."

Segundo a origem geográfica, os peritos que analisaram a pepita afirmaram que "o material questionado se enquadra como produto de atividade artesanal de extração de ouro a partir de jazida mineral de minério de metais nobres".

A perícia está agora empenhada em determinar a procedência do ouro descoberto na posse do presidente do PL, inclusive investigando se foi extraído de terras indígenas. O local específico "perpassará, após as análises, pelo confronto entre o perfil químico do material apreendido e dos demais perfis registrados" em um cadastro instituído pelo governo.

O ouro e a arma ilegal, um revólver calibre 38, foram apreendidos durante cumprimento de busca e apreensão no quarto do hotel Meliá, em Brasília, onde reside o presidente do Partido Liberal (PL). Segundo a Polícia, Valdemar Costa Neto ficará preso pela posse ilegal de arma de fogo e também por usurpação mineral. Não cabe fiança.

Prisão

O flagrante ocorreu durante uma busca da Polícia Federal em um dos endereços de Valdemar Costa Neto, como parte de uma operação que investiga o suposto envolvimento de ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores em um plano de golpe durante as eleições de 2022.

Por volta das 11h10 desta quinta-feira, Valdemar estava na sede da Polícia Federal para procedimentos relacionados ao flagrante. Ainda não está claro se ele permanecerá detido ou será liberado após prestar esclarecimentos. De acordo com informações preliminares do blog da Camila Bomfim, a arma encontrada no endereço de Valdemar estava com a documentação vencida e registrada em nome do filho do político.

A operação da PF realizada nesta quinta-feira tem como alvos principais o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e militares, visando investigar uma suposta tentativa de golpe para manter o ex-presidente no poder.

Bolsonaro teve seu passaporte retido, o que o impede de deixar o país, e foi proibido de se comunicar com outros investigados por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes. Três militares e um ex-assessor de Bolsonaro foram alvos de mandados de prisão, enquanto ex-ministros e outros integrantes das Forças Armadas foram alvos de mandados de busca.

As investigações indicam que membros do governo Bolsonaro planejavam a prisão dos ministros do Supremo Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A operação da PF também mirou figuras como o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e Valdemar da Costa Neto.

O relatório da investigação aponta que Bolsonaro e os militares estavam envolvidos em seis núcleos diferentes. Uma unidade de inteligência paralela monitorava ilegalmente as autoridades sob a mira do governo. Além disso, a PF encontrou uma gravação de uma reunião para discutir o golpe, apreendida no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES