‘Vamos valorizar o mínimo para gerar riqueza’, diz Dilma

Lei que reajusta mínimo foi publicada no Diário Oficial nesta segunda (28).

Dilma | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao comentar o reajuste do salário mínimo para R$ 545 em seu programa de rádio semanal, ?Café com a presidente?, Dilma Rousseff afirmou que o governo federal quer ?continuar a valorização do mínimo para gerar riqueza? no país.

A presidente ressaltou que apenas a inflação não é suficiente para aumentar o poder de compra do mínimo ao longo do tempo, sendo necessário um ganho real. ?O que nós queremos é continuar a valorização do salário mínimo para gerar riquezas e para fazer a roda da economia girar com vigor?, disse Dilma.

A lei que reajusta o mínimo foi sancionada pela presidente na última sexta-feira (25) e publicada nesta segunda no Diário Oficial. A vigência do novo salário começa em março, para pagamento em abril.

Todos sabem de antemão quais são as regras e os critérios de aumento do salário mínimo, daqui até 2015"

Dilma Rousseff

Durante o programa, Dilma ressaltou a política de longo prazo de valorização do mínimo. ?Com ela, todos sabem de antemão quais são as regras e os critérios de aumento do salário mínimo, daqui até 2015?, afirmou a presidente.

Além de corrigir o salário mínimo para R$ 545, a proposta do governo, aprovada pelo Congresso, também estabelece o mecanismo de atualização até 2015. O sistema anterior, que previa o reajuste anual pelo PIB de dois anos anteriores, e a inflação do último ano, foi mantido. A correção nos próximos anos também se dará por decreto presidencial.

Após a aprovação do salário mínimo pelo Congresso Nacional, a oposição informou que pretende ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar o uso do decreto para fixar o valor do salário mínimo, considerado inconstitucional pelos oposicionistas.

O senador José Agripino (DEM-RN) disse que vai protocolar, junto com o PSDB e o PPS, uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no STF contra o artigo do projeto que permite ao governo editar por decreto o valor do salário mínimo até 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES