Veja como foi 1º dia de sessão que analisa abertura do impeachment

A sessão começou às 08h55 na Câmara.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff está deixando grande parte dos brasileiros à flor da pele. Nesta sexta-feira (15), ocorreu o primeiro dia da sessão na Câmara e o debate entre deputados ocorreu até a meia-noite com mais de 16 horas de discursos que entraram madrugada adentro.

A sessão começou às 08h55 mas o movimento na Câmara dos Deputados teve início às 06h quando os parlamentares já formavam filas para se inscrever nas manifestações individuais.

O primeiro pronunciamento foi do jurista Miguel Reale Júnior, que representou os autores do pedido de afastamento da presidente. Em seguida, foi a vez do advogado-geral da União e defensor de Dilma, José Eduardo Cardozo que afirmou que a presidente não cometeu nenhum crime e que o processo é nulo.

Cardozo disse ainda que o processo teve início num “ato viciado”, fruto de uma “retaliação” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando o PT negou apoio a ele no Conselho de Ética, onde o peemedebista é alvo de investigação. Até a meia-noite desta sexta-feira, haviam se pronunciado na Câmara nove dos 25 partidos com representação na casa: PMDB, PT, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM e PRB. Ao longo do dia, as manifestações dos partidos foram intercaladas por várias falas de líderes, que podem pedir a palavra durante as sessões.

A ordem das manifestações é da legenda com maior bancada para a menor. O primeiro foi o PMDB. Apesar de ter se manifestado contra o impeachment, o líder Leonardo Picciani (RJ) afirmou que a maioria da bancada é favorável ao processo e, por isso, vai orientar o voto dos integrantes da legenda pelo afastamento de Dilma.

Parlamentares do PT defenderam a presidente repetindo o argumento de que o processo é  um “golpe” e que a Constituição não prevê “recall” de presidente por baixa popularidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES