Veja diz que Ciro vê “Teoria da Conspiração”

A publicação critica o que considera estranho hábito de Ciro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A revista Veja desta semana volta suas baterias contra o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). A publica??o critica o que considera estranho h?bito de Ciro em sempre enxergar conspira??o nos eventos que o cercam. A revista refere-se ?s declara?es do presidenci?vel do PSB em sabatina na ?ltima ter?a-feira ao Jornal Folha de S?o Paulo, quando ele atribuiu ao epis?dio da elei??o de Severino Cavalcante para a presid?ncia da C?mara dos Deputados uma tentativa de golpe contra o presidente Lula.

?Quando foi eleito o Severino, aquilo era um passo do golpe, para ele poder receber o pedido de impeachment. O antigolpe que acabou com tudo foi a elei??o do Aldo [Rebelo, do PC do B], que acabou com o golpe. Ele foi eleito para derrotar o Lula e come?ar a instalar o golpe, acabou n?o recebendo porque aderiu", ? a interpreta??o de Ciro para a elei??o de Severino Cavalcante.

Brasil

Teoria da conspira??o

Deputado diz que Severino Cavalcanti, o homem do mensalinho, salvou o presidente Lula de um golpe

Ot?vio Cabral

O deputado Ciro Gomes ? um pol?tico de respeito, que construiu uma biografia invej?vel, mas que n?o consegue se livrar do estranho h?bito de sempre enxergar uma conspira??o nos eventos que o cercam. Na semana passada, Ciro Gomes apresentou ao p?blico sua mais recente interpreta??o da hist?ria para explicar um fato do qual, ao que parece, apenas ele n?o conhece os detalhes: a ascens?o e queda do ex-presidente da C?mara Severino Cavalcanti, que renunciou em 2005, depois de ser pilhado cobrando propina de um empres?rio. Para Ciro Gomes, Severino foi v?tima de uma mirabolante conspira??o que tinha o objetivo final de derrubar ningu?m menos que o presidente Lula. "Havia uma trama de elite para melar o jogo de quem estava fazendo o sal?rio m?nimo galopar, de quem estava fazendo o Bolsa Fam?lia. Quando foi eleito o Severino, aquilo era um passo do golpe, para ele poder receber o pedido de impeachment", devaneia o deputado. "Ele (Severino) foi eleito para derrotar o Lula e come?ar a instalar o golpe, acabou n?o recebendo porque aderiu." Severino poderia ser exaltado como o her?i que evitou a queda do presidente mais popular da hist?ria deste pa?s ? se isso, ? claro, fosse verdade.

Severino Cavalcanti foi eleito presidente porque o PT lan?ou dois candidatos e n?o conseguiu a maioria dos votos. Caiu porque cobrou propina de um fornecedor da C?mara. Ciro Gomes, o autor da teoria esquisita de que tudo foi fruto de uma arma??o, postula ser presidente da Rep?blica. Considera-se mais maduro e preparado agora do que nas outras duas vezes em que disputou o cargo. O problema ? que suas declara?es nem sempre est?o em sintonia com a realidade dos fatos. Recentemente, diante da revela??o da exist?ncia do dossi? feito na Casa Civil sobre as despesas do ex-presidente Fernando Henrique, Ciro disse que havia uma m?quina clandestina em a??o, com epicentro na imprensa de S?o Paulo, para desestabilizar a ministra Dilma Rousseff. Em outras palavras, outra conspira??o das elites e da imprensa ? fato que, ali?s, n?o ? novo na mem?ria do deputado. Em 1998, quando disputou a Presid?ncia pela primeira vez, ele denunciou teorias conspirat?rias dos tucanos para prejudicar sua candidatura e enxergou na imprensa um advers?rio que fazia o servi?o das elites para atingi-lo. Acabou em terceiro lugar, com pouco mais de 10% dos votos.

Em 2002, Ciro teve um desempenho melhor. Chegou a atingir 28% das inten?es de voto, amea?ando a lideran?a do ent?o candidato Lula. Depois de chamar um eleitor de "burro", brigar com jornalistas e destratar empres?rios, ele viu minguar suas chances. Acabou em um decepcionante quarto lugar. Hoje, a situa??o de Ciro Gomes ? semelhante ? da campanha de 2002. Outra vez as pesquisas lhe s?o favor?veis. Segundo o ?ltimo levantamento do instituto Datafolha, o deputado tem mais de 20% das inten?es de voto em todos os cen?rios poss?veis, ficando atr?s apenas do tucano Jos? Serra. Mais uma vez Ciro se encontra em um pat



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES