Vereador diz que autismo se cura “na peia e na chibata”; vídeo

Durante seu discurso na quarta-feira (20), o parlamentar inicialmente menosprezou mensagens de apoio à atriz Letícia Sabatella

Vereador diz que autismo se cura “na peia e na chibata” | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante um pronunciamento no plenário da Câmara de Jucás, localizada no interior do Ceará, o presidente da câmara, vereador Eúde Lucas, evidenciou uma ausência significativa de conhecimento acerca do transtorno do espectro autista (TEA), uma condição que afeta aproximadamente dois milhões de brasileiros.

Durante seu discurso na quarta-feira (20), o parlamentar inicialmente menosprezou mensagens de apoio à atriz Letícia Sabatella. No domingo (17), a atriz compartilhou seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista durante sua participação no programa Fantástico. Em seguida, o vereador proferiu comentários desrespeitosos, sugerindo que alguém poderia perder a condição de autismo através de violência física.

Veja o vídeo

"Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá... tá rondando. Eu digo 'eu era autista', só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina", afirmou.

Em nota, Eúde Lucas afirmou que não teve a intenção de ofender e reconhece que se expressou de maneira equivocada. Ele lamentou profundamente que suas palavras tenham sido mal interpretadas. O vereador esclareceu que, em sua fala, estava fazendo referência ao seu próprio passado, relatando ter recebido esse tipo de tratamento de seu próprio pai.

Conforme o Ministério da Saúde, O TEA é um "distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento". A pessoa diagnosticada pode ter alterações na comunicação, na interação social e no comportamento.

Ainda conforme a pasta, é comum em pessoas com TEA apresentar ações repetitivas, hiperfoco para objetos específicos e restrição de interesses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES