Vereadora Rosário Bezerra quer proibir fumar em ambientes fechados em Teresina

A vereadora Rosário Bezerra (PT) apresentou ontem na Câmara de Vereadores um projeto de lei que proíbe o fumo em ambientes coletivos

Avalie a matéria:
Rosário Bezerra | Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vereadora Rosário Bezerra (PT) apresentou ontem na Câmara de Vereadores um projeto de lei que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados de Teresina. Com 12,6% da sua população maior de idade sendo fumantes ativos, a capital terá o consumo de cigarros proibido em locais como bares, shoppings, lanchonetes e ônibus, por exemplo.

Os 18 vereadores presentes na sessão de terça-feira na Câmara se declararam favoráveis ao projeto, semelhante à lei que vigora atualmente em São Paulo. Rosário ressalta que a restrição ao fumo irá beneficiar, principalmente, a população não-fumante. ?Me baseei em uma pesquisa que apontou que 95% da população de Teresina é favorável a proibição do fumo em ambiente fechado. Não podemos ir contra à vontade da população?, explica.

A vereadora acredita que até o final do mês o projeto já estará pronto para a sanção do prefeito Sílvio Mendes (PSDB). Os estabelecimentos que infringirem a lei serão advertidos e multados. Os reincidentes terão o local lacrado por 48h, podendo chegar a 30 dias ou até a interdição total.

?Os órgãos de defesa do consumidor a o poder público irão fiscalizar o cumprimento da lei. Também teremos um telefone 0800 para que a população ligue e denuncie?, argumenta. Leis com o mesmo conteúdo da proposta de Rosário Bezerra já foram aprovadas na Assembléia Legislativa, porém, não chegaram a ser efetivamente aplicadas no Estado. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES