Vereadora Rosário Bezerra tem audiência com PROCON para cobrar fiscalização

A promotora do PROCON, Maria das Graças, se comprometeu em realizar as fiscalizações e garantir a aplicação do valor das multas às agências

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu hoje (17) pela manhã uma audiência pública com o PROCON ? Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, solicitada pela vereadora Rosário Bezerra (PT) para cobrar a fiscalização da aplicabilidade da lei que obriga as agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários de Teresina, a efetuar o atendimento em período razoável de tempo, conforme o disposto na lei.

A lei entrou em vigor em junho de 2009 e prevê que as agências devem colocar a disposição dos usuários pessoal suficiente nos setores onde haja formação de filas, garantindo o atendimento até 30 minutos em dias normais, até 45 minutos em véspera ou após feriados prolongados e 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de concessionárias, de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais.

Notando a ineficiência da aplicabilidade da lei, vista a quantidade de reclamações da própria população, a vereadora resolveu dialogar com o órgão em busca de soluções para que a lei seja cumprida como se deve, considerando para isso, que a fiscalização e as multas aos bancos sejam efetivadas.

A promotora do PROCON, Maria das Graças, se comprometeu em realizar as fiscalizações e garantir a aplicação do valor das multas às agências, de acordo com o disposto no Código de Defesa do Consumidor. ?A fiscalização deve ser realizada por zonas, porque desse modo ela é feita com mais eficácia e agora também já dispomos de mais dois fiscais, antes eram apenas dois, para atender a todas as demandas de denúncias e fiscalizações?, esclareceu Graça. Como o número de reclamações ao PROCON é muito alto fica difícil executar o trabalho, fazendo com que os bancos não se preocupem em cumprir a lei.

A lei sofreu alterações no período de sua aprovação trazendo a possibilidade de aplicação de multas mais altas, com isso pode haver uma maior garantia de que ela seja cumprida. A vereadora Rosário disse que ?a aplicação de uma multa mais alta atinge diretamente a lucratividade dos bancos e só quando isso acontece, eles se preocupam em cumprir a lei?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES