Vereadores vão discutir “limpeza” no rio Poti na próxima quarta-feira

A solicitação partiu da vereadora Teresa Britto (PV)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os vereadores de Teresina aprovaram requerimento que convoca autoridades de órgãos do meio ambiente para audiência pública no sentido de resolver o problema da proliferação de aguapés e canaranas no Rio Poti. A audiência acontece na próxima quarta-feira, dia 21, às 11h na Câmara Municipal.

A solicitação partiu da vereadora Teresa Britto (PV) que se pronunciou afirmando que, segundo informações repassadas pelo Ibama-PI, a competência hoje sobre o Rio Poti é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, mesmo sendo um rio federal.

?Já visitei o rio e já conversei com o secretário municipal de Meio Ambiente, Deocleciano Guedes, e o superintendente do Ibama, Manoel Borges. Não é porque o secretário de Teresina é do PV que vamos deixar de cobrar, mas o Ibama nos informou que a responsabilidade está com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Temos que juntar essas autoridades para que se comprometam em resolver o problema e nossos rios sofram uma ação rápida. A limpeza dos aguapés é normal, fácil, mas das canaranas é mais difícil, ela enraíza na terra e torna o processo mais complicado?, explicou a parlamentar.

Segundo Teresa Britto, é necessária a presença de representantes da Agepisa para comprovar se o tratamento da rede de esgoto está ocorrendo de forma correta e regular, já que esse foi o motivo da proliferação de aguapés em anos anteriores.

?Esse problema tinha deixado de acontecer em três anos consecutivos. Ao chegarmos à Câmara, realizamos três audiências na gestão do Assis Carvalho e do Merlong Solano, quando houve uma melhora. Sabemos que o problema na época era que o tratamento da rede de esgoto não estava de forma regular, como manda o ministério. Por isso, é essencial a presença da Agespisa para que tenhamos essas informações e possamos cobrar os responsáveis?, pontua a parlamentar.

Foram convidados os secretários de Meio Ambiente do Estado, Dalton Macambira; de Teresina, Deocleciano Guedes; o superintendente do Ibama, Manoel Borges; o presidente da Agespisa, Raimundo Neto; representantes do ONG?s ligadas à preservação dos rios; e membros dos conselhos de meio ambiente estadual e municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES