Vereadores visitam HUT e denunciam superlotação ao MP

Os parlamentares também irão visitar, na próxima terça-feira, 23, o Hospital Getúlio Vargas e a Maternidade Evangelina Rosa,

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após encontrarem corredores recheados de macas e uma superlotação classificada como ?gritante?, os vereadores de Teresina conseguiram marcar uma audiência no Ministério Público do Estado com representantes da administração estadual e de Teresina com o objetivo de avaliar soluções para a desafogar o atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Este foi o saldo da visita ao HUT realizada hoje pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal da capital, composta pelos vereadores Teresa Britto (PV), R.Silva (PP) e Luiz Lobão (PMDB). Os parlamentares também irão visitar, na próxima terça-feira, 23, o Hospital Getúlio Vargas, a Maternidade Evangelina Rosa, o Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Natan Portela (ex-HDIC).

Teresa Britto lembra que o HUT foi projetado para atender a uma população de cerca de 500 mil pessoas em Teresina e hoje a população da capital chega a 800 mil, somando um crescimento de 38%. No Estado, o aumento da população entre a época em que o Hospital foi projetado até agora chegou a 24%. ?Foi um erro grave a inauguração do HUT com o fechamento do HGV. Hoje o HGV tem 47 % da sua capacidade subtilizada?, frisou Britto.

Ela ressalta que as denúncias partiram do Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Teresina. ?Eles não desejam um aumento no salário, mas sim condições dignas de trabalho. Encontramos cerca de 40 pacientes apenas na recepção, corredores superlotados e macas inadequadas. Essa questão é maior que Teresina?, disse Teresa. Para a vereadora, o problema poderá ser amenizado com o funcionamento da capacidade máxima do HGV e também do HTM e HDIC. ?É preciso que o HGV coloque plantões para funcionar no fim-de-semana para desafogar esse fluxo de pessoas no HUT?, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES