Vereadores votam novo Código de Ética da Câmara de Teresina

A Câmara Municipal de Teresina deve votar nesta semana o Projeto de Resolução Normativa Nº 084/2014, que trata do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina deve votar nesta semana o Projeto de Resolução Normativa Nº 084/2014, de autoria dos vereadores Dudu (PT) e Rodrigo Martins (PSB), subscrita pelo vereador Edvaldo Marques (PSB), que trata do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. O objetivo do novo Código de Ética da Casa é estabelecer os princípios e regras para a orientação da conduta dos vereadores, assim como procedimentos disciplinares e penalidades.

Segundo o vereador Edvaldo Marques, o código de ética vigente na Câmara Municipal de Teresina está ultrapassado. “O que fizemos foi uma atualização. O Congresso Nacional, através do Interlegis, tem orientado as Câmaras Municipais a melhorar a qualidade e modernizar as leis editadas. Hoje a tendência é a uniformização dos códigos de ética nas demais Câmaras em todo o país”, explicou Edvaldo.

Por ser um instrumento interno da Casa, o Código de Ética e Decoro Parlamentar só pode ser ditado através de resolução, sob responsabilidade da Mesa Diretora, sendo discutido e votado por todos os vereadores. Foram feitos estudos em várias Câmaras para que se chegasse na forma atual desse projeto de resolução normativa.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar terá papel de acompanhar os mandatos dos vereadores e a competência de instaurar qualquer procedimento de apuração no caso de infração às normas do novo Código. “No novo código é estabelecido ainda como serão feitos os processos administrativos que por ventura venham a ser necessários, garantindo ampla defesa e contraditório”, completou Edvaldo.

O Projeto foi apresentado em plenário, está na Comissão de Justiça e Redação Final que deve emitir o parecer pela constitucionalidade da matéria remetendo às demais comissões técnicas da Casa.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES