Veto a lei que obriga farmácias a medirem pressão é adiado; saiba

O adiamento foi proposto pelo vereador Renato Berger (PSDB).

Avalie a matéria:
Renato Berger | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após longa discussão sobre o veto ao projeto de lei que obriga as redes de farmácias a oferecerem gratuitamente a medição de pressão em seus estabelecimentos, os vereadores de Teresina decidiram ontem retirar de pauta e retornar as discussões após o recesso parlamentar. O adiamento foi proposto pelo vereador Renato Berger (PSDB), que pediu mais tempo para que o projeto e o veto fossem avaliados pelos parlamentares, recebendo oito votos contra e 13 a favor.

Para o autor do projeto, vereador Edson Melo, o adiamento da votação do veto é ?inadmissível?. ?O projeto é muito simples. Não há complicação. A aferição de pressão não tem custo nenhum. Aquele equipamento tem valor mínimo e não entendemos isso como inconveniente algum. Não estamos querendo mudar a legislação dos farmacêuticos, mas é uma medida que pode salvar muitas vidas?, explica.

A discussão persistiu sobretudo em virtude do que consta no parágrafo 3º do projeto de lei que fala sobre a necessidade de se ter profissionais capacitados para o serviço. Para a vereadora Graça Amorim, líder do prefeito Elmano Ferrer na Câmara, o artigo do projeto obriga a contratação de profissionais para a aferição da pressão. Já para o autor do projeto entende que já é devidamente obrigatório a existência de um profissional na área da saúde.

?As farmácias já tem a obrigação de ter um profissional da saúde, então não teria custo nenhum já que o profissional já deve existir no estabelecimento. Além disso, a medição de pressão pode ser feita por qualquer pessoa, não exige a contratação de um profissional da saúde exclusivamente para isso?, explica Edson Melo.

As atividades da Câmara devem retornar apenas no dia 1º de agosto. O veto, recebido no último dia 4 tem o prazo de 30 dias para ser avaliado portanto, prazo expira no dia 4 de agosto. Caso não retorne à discussão até o dia 2 de agosto, considera-se vetado o projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES