Viagem de Maduro à Rússia causa surpresa e contraria o Planalto

A viagem acontece em meio a uma tensão na América do Sul. Principalmente pela intenção de Maduro em incorporar o território de Essequibo, que pertence à Guiana

Viagem de Maduro à Rússia causa surpresa e contraria o Planalto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ida do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a Moscou para visitar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, causou surpresa ao governo brasileiro e ao núcleo do Palácio do Planalto. O anúncio da viagem às terras russas foi feito pelo Kremlin. Interlocutores apontam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem ficado irritado com as ações do líder venezuelano.

A viagem acontece em meio a uma enorme tensão na  América do Sul. Principalmente pela intenção de Maduro em incorporar na Venezuela, o território de Essequibo, que pertence atualmente à Guiana Francesa. O líder trouxe de uma vez só para o debate, os Estados Unidos, que iniciaram exercícios militares na Guiana, e a Rússia, rival dos norte-americanos.

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia ainda acontecendo, a ideia é que os russos não viram socorrer Maduro em caso de guerra. Isso, porém, pode flexibilizar a entrada de países fora da América do Sul. Lula cita que a tentativa de ameaça acontece pois Maduro quer se fortalecer no país, já pensando nas eleições de 2024.

A ordem no governo brasileiro é de que é necessário uma solução mais pacífica para o caso. A pedra no sapato no Palácio do Planalto é de que desde sua volta ao poder em 2022, Lula tem tentando “melhorar” a imagem da Venezuela. Isso é visto com a avaliação do regime no país e a ida de Maduro a Brasília. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES