Viagens, evangélicos e obras: os planos do governo Lula por popularidade

Rio de Janeiro foi primeiro estado visitado. Pernambuco e Ceará serão os próximos

Viagens, evangélicos e obras: os planos do governo Lula por popularidade | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou uma agenda interna abrangente por diversos estados brasileiros a partir desta terça-feira (2), começando pelo Rio de Janeiro. Durante suas visitas, Lula também está promovendo uma campanha de comunicação centrada em obras, com o slogan "Fé no Brasil", buscando se aproximar do eleitorado evangélico. Apesar disso, entre os evangélicos, ainda persiste um alto índice de desaprovação em relação à Lula. 

PASSAGEM PELO RIO DE JANEIRO: Apesar da estratégia unificada, a mensagem da campanha será adaptada regionalmente, levando em consideração as características específicas de cada estado. Após a passagem do presidente, a campanha em cada localidade terá a duração de uma semana. Na terça-feira, no Rio de Janeiro, Lula participou de um encontro com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), durante a cerimônia de inauguração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Tech, em Niterói. Em seguida, o presidente se reuniu com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), durante o anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, também em Niterói.

PERNAMBUCO E CEARÁ: Durante esta semana, Lula também lançará campanhas em Pernambuco e no Ceará. Na quinta-feira (4), em Arcoverde (PE), o presidente participará da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e da Adutora do Agreste Pernambucano, no trecho entre Belo Jardim e Caruaru. Posteriormente, no mesmo dia, ele se dirigirá a Goiana (PE) para participar da inauguração de uma fábrica de medicamentos da Hemobrás. No dia seguinte, sexta-feira (5), Lula estará em Iguatu (CE) para a assinatura da ordem de serviço para a implantação do Ramal do Salgado, que levará água da transposição do Rio São Francisco a 54 cidades cearenses. Além disso, ele visitará as obras da Ferrovia Transnordestina.

NOVA CAMPANHA 'FÉ NO BRASIL': O lema "Fé no Brasil", escolhido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, será o mote da nova campanha de comunicação. Esta estratégia visa a aproximação do eleitorado religioso, particularmente os evangélicos, um segmento mais inclinado à oposição política. Concomitantemente, o plano do governo é enfatizar a conclusão de obras e projetos como uma maneira de mitigar a polarização política que permeia o país.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta (PT), tem conduzido reuniões com os ministérios para garantir que as campanhas das respectivas pastas, relacionadas às entregas, estejam alinhadas com o novo slogan. A proposta é que cada ministério utilize seus contratos publicitários para implementar as ações de marketing. Essa etapa representa a quarta fase da estratégia de comunicação do governo.

  • No início de 2023, o lema foi “O Brasil Voltou”, em referência aos projetos que estavam sendo relançados.
  • No segundo semestre de 2023, com a aprovação de medidas econômicas no Congresso, entrou em ação o mote “O Brasil no Rumo Certo”.
  • No final daquele ano, a percepção de que a polarização persistia fez o governo lançar a campanha “Um só povo, um só país.”
  • Agora, no início de 2024, "Fé no Brasil" mira na aproximação com os religiosos do país, especialmente os evangélicos.

NOVO LEMA COM PROJETOS DO GOVERNO: A proposta é associar o novo lema aos diversos projetos do governo, tais como o Pé de Meia na Educação, o Plano Safra na Agricultura, e o Minha Casa Minha Vida nas Cidades, entre outros. O Palácio do Planalto espera que os ministros ajam como porta-vozes dessa nova estratégia de campanha. Apesar das tentativas de aliados de Lula em convencê-lo da importância de ações mais direcionadas às lideranças evangélicas, como um encontro com pastores, tanto o presidente quanto a primeira-dama, Janja da Silva, resistem a essa ideia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES