Vice da Câmara estuda CPI própria e diz que vazamento é aberração

Marcelo Ramos concedeu entrevista exclusiva ao jornalística 'Agora', pontuando a resistência do Senado em uma CPI Mista da Covid

Vice da Câmara estuda CPI própria e diz que vazamento é aberração | Marcelo Camargo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), concedeu entrevista exclusiva a jornalista Rany Veloso no 'Agora' nesta terça-feira (13). Na ocasião, o parlamentar levantou a possibilidade da Câmara abrir uma própria Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, tendo em vista a resistência do Senado em um grupo misto. 

"Eu acho até que os deputados querem participar, a questão é que acho que haja uma resistência no Senado que seja uma CPI mista, vamos ter uma reunião na quinta-feira e avaliar se será aberta uma CPI aqui também já que há alguma dificuldade no entendimento do Senado", afirmou.

Sobre a inclusão de governadores e prefeitos na CPI da Pandemia, Ramos sinalizou que o Regimento Interno do Senado não prevê ações do tipo e que seria uma competência do Legislativo Estadual e municipal, respectivamente. 

Marcelo Ramos não vê como competência do Senado a inclusão de governadores e prefeitos na CPI Covid-19 (Foto: Marcelo Camargo)

"Você tem uma questão formal, o Regimento Interno do Senado diz que não é competência do Estado abrir investigações de Estados e municípios, além disso o TCU tem o entendimento que a investigação sobre recursos aplicados nos Estados é competência dos TCEs e Ministério Público, portanto seria da Assembleia e Câmara, mas de qualquer forma investigar a aplicação dos recursos da Covid acho que é possível sem a CPI mudar a natureza dela", pontuou. 

O vice-líder da Câmara ainda teceu críticas ao vazamento das conversas entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o senador Jorge Kajuru. "Primeiro que é uma aberração da política alguém gravar o presidente da República, seja quem for,um senador se prestar a gravar um presidente da República e usar essa gravação num momento crítico é algo inusitado que precisa ser combatido e que quebra qualquer relação de confiança entre os Poderes, ademais o senador se humilhou ao ligar para o presidente para poupá-los das críticas e o presidente solicitar a inclusão de governadores e prefeitos numa investigação e solicitar um impeachment de ministro do STF é algo que foge da normalidade da República, precisamos repor a ordem das coisas, fazer uma investigação séria que tenha como objetivo não responsabilizar pessoas num primeiro momento, mas que tenha como objetivo criar mecanismos para acelerar a vacinação", afirmou. 

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos,em entrevista à Rede Meio Norte (Foto: Reprodução)

No que se refere ao pleito do deputado Kim Kataguiri no STF para que obrigue o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), a analisar os processos de impeachment impetrados contra Jair Bolsonaro, Ramos pontuou que não acredita que o processo seja avalizado pela Corte. 

"O deputado Kim tenta fazer um paralelo, mas esse paralelo tecnicamente é incabível,porque a CPI é um instrumento de minorias, agora o impeachment é outra história, não tem paralelo e acho difícil que o STF defina de forma favorável o pleito do deputado Kim", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES