Vice-presidente dos EUA se reúne com Dilma Rousseff e Temer para buscar a reaproximação

É a 1ª autoridade americana que vem ao país após casos de espionagem.

Dilma Rousseff recebe Joe Biden no Planalto, no ano passado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em visita ao Brasil para assistir a seleção norte-americana jogar na Copa do Mundo, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontra nesta terça-feira (17) com a presidente Dilma Rousseff e com o vice brasileiro, Michel Temer, em Brasília. A reunião desta manhã é tratada como uma tentativa de reaproximação com o Brasil, após denúncias de espionagem no ano passado.

Esta é a primeira vez um representante do governo dos Estados Unidos vem ao Brasil após os vazamentos de documentos pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden indicarem, no ano passado, que os EUA monitoravam atividades de outros países e seus líderes, incluindo a presidente Dilma Rousseff.

Em setembro de 2013, em meio às denúncias, Dilma cancelou visita de Estado que faria ao país.

A agenda de Biden nesta terça prevê encontro com o vice-presidente Michel Temer e com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, às 10h. Segundo a assessoria da Presidência, não haverá declaração à imprensa após as reuniões.

Biden assistiu nesta segunda (16) ao jogo entre as seleções dos Estados Unidos e de Gana, em Natal, na Arena das Dunas, e conforme a agenda divulgada pela Presidência da República, não deverá ir a outro jogo. O vice-presidente americano veio ao Brasil a convite do governo brasileiro para assistir a partidas do Mundial.

O último encontro entre Dilma e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ocorreu durante reunião do G-20, grupo dos 19 países mais ricos do mundo mais a União Europeia, na Rússia, em setembro do ano passado.

A assessoria de imprensa da Vice-presidência afirmou que na reunião Biden e Temer discutirão temas da agenda bilateral. Os EUA são o segundo principal parceiro econômico do Brasil, atrás somente da China e à frente de países como Argentina e Alemanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES