Vice-presidente José Alencar será testemunha de deputado no caso mensalão

José Alencar prestará depoimento por escrito, conforme solicitou ao STF

Avalie a matéria:
José Alencar no caso Mensalao | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da República, José Alencar, foi indicado como testemunha de defesa do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) no processo do mensalão, esquema denunciado em 2005 em que parlamentares supostamente recebiam dinheiro em troca de apoio político ao governo.

Um despacho assinado na quinta-feira (6) pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), relata que José Alencar prestará depoimento por escrito, conforme solicitou ao STF.

?O Excelentíssimo senhor vice-presidente da República, arrolado como testemunha pelo réu Valdemar Costa Neto escolheu ser ouvido por escrito, conforme lhe faculta o artigo 221 do Código de Processo Penal. Sendo assim, intimem-se o autor e os réus para, querendo, no prazo de cinco dias, formularem as perguntas que pretendem ver respondidas pela testemunha em questão?, destaca o relator.

Então presidente do extinto Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto é um dos 40 réus denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) no processo do mensalão. Ele responderá pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção passiva.

Em dezembro de 2007, durante depoimento à Justiça Federal, o deputado negou envolvimento com o escândalo do mensalão. Na ocasião, Valdemar negou ter recebido, junto a integrantes da antiga legenda, R$ 10,8 milhões do esquema ? como consta na denúncia do MPF ? em troca de apoio no Congresso Nacional.

Ele confirmou ter recebido R$ 7,4 milhões do PT, por meio da empresa SMPB, do empresário Marcos Valério, apontado como principal operador do mensalão. No entanto, o parlamentar contou que o dinheiro seria para quitar dívidas da campanha eleitoral de 2002. ?Não fiquei com nenhum centavo desse dinheiro?, disse.

O ministro Joaquim Barbosa afirmou no dia 30 de março que o julgamento do mensalão não deve ocorrer antes de 2011. ?Em 2010 é inviável. É ano eleitoral. Eu vou presidir a eleição?, lembrou o ministro, que deve assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril do ano que vem.

Estado de saúde

O vice-presidente da República começa nesta sexta-feira (7) a terceira etapa do tratamento contra o câncer. Na quinta, ele fez exames no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

No dia 24 de julho, o vice-presidente se submeteu a sua 15ª cirurgia. Ele luta há 12 anos contra um câncer no abdômen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES