Vídeo: Delgatti e Moro batem boca em CPI do 8/1: 'criminoso contumaz'

Delgatti Neto ficou conhecido como o hacker da “Vaza Jato”, em 2019, quando invadiu celular de Moro e vazou mensagens.

Delgatti e Moro batem boca em CPI dos atos golpistas: 'criminoso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O hacker Walter Delgatti Neto e o senador Sergio Moro (União-PR) entraram em um acalorado confronto verbal durante a sessão realizada nesta quinta-feira (17) na CPI dos Atos Golpistas. Enquanto prestava seu depoimento, Delgatti Neto dirigiu-se a Moro com o termo "criminoso contumaz", desencadeando uma troca de palavras. Moro, por sua vez, respondeu à provocação chamando Delgatti Neto de "bandido".

Delgatti Neto ganhou notoriedade como o indivíduo por trás do episódio conhecido como "Vaza Jato", ocorrido em 2019. Na ocasião, ele invadiu dispositivos eletrônicos e divulgou mensagens que foram atribuídas ao então ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro, assim como a membros da equipe da Lava Jato e outras figuras de destaque.

Na sessão desta quinta, o clima entre os dois foi de embate. Moro citou condenação de Delgatti pelo crime de estelionato, relacionado a golpes que teriam sido cometidos em Araraquara (SP), e perguntou ao hacker quantas vítimas ele teria prejudicado. Delgatti respondeu:

"Relembrando que eu fui vítima de uma perseguição em Araraquara, inclusive, equiparada à perseguição que vossa excelência fez com o presidente Lula e integrantes do PT". Na sequência, Delgatti disse que leu conversas do ex-juiz da Lava Jato em aplicativos de mensagem. "Li a parte privada e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz, cometeu diversas irregularidades e crimes".

Em resposta, Moro dirigiu-se ao vice-presidente da CPI, senador Cid Gomes (PDT-CE), que estava presidindo a sessão naquele momento, e solicitou que tomasse medidas para advertir Delgatti. Moro argumentou que o depoente não deveria proferir calúnias contra um senador durante a CPI.

O senador prosseguiu declarando: "O indivíduo que foi detido e condenado é o senhor, e não eu, senhor Walter. O senhor enfrentou um veredicto condenatório. Será que o senhor é tão inocente quanto o presidente Lula, então?"

"O senhor não foi preso porque recorreu à prerrogativa de foro por função", retrucou o hacker. O senador Cid Gomes (PDT-CE), que presidia a sessão, pediu que Moro e o depoente se respeitassem, e a reunião prosseguiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES