Vídeo mente ao associar prestação de contas eleitorais com Pix de Bolsonaro

Afirmação é falsa e tem gerado desinformação nas redes sociais

Vídeo traz informações inverídicas da prestação de contas de Bolsonaro | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vídeo que está sendo amplamente compartilhado no Facebook mostra imagens da prestação de contas da campanha eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dando a entender que se trata do valor arrecadado através de uma campanha de doação via Pix para o ex-presidente. No entanto, essa afirmação é falsa e tem gerado desinformação nas redes sociais.

O vídeo apresenta um homem narrando a gravação de tela da página de prestação de contas disponível no site DivulgaCand do TSE, afirmando que estava verificando a suposta mobilização ocorrida na internet após a revelação do Pix de Bolsonaro. O narrador declara que a população teria "comprado a briga" do ex-presidente, mencionando números impressionantes como resultado dessa mobilização.

No entanto, a informação apresentada no vídeo é enganosa. Os dados mostrados na prestação de contas referem-se exclusivamente às doações feitas durante a campanha eleitoral de Bolsonaro à Presidência, ocorrida em um período específico e regulamentado pelo TSE. O UOL Confere, plataforma de checagem de fatos, e Aos Fatos também analisaram esse conteúdo e o classificaram como falso, pois não possui respaldo factual e pode ser desmentido de forma objetiva.

A campanha nas redes sociais que pede doações via Pix para ajudar Bolsonaro a pagar multas judiciais em processos nos quais ele é réu tem sido um tema em destaque recentemente. Entretanto, é importante ressaltar que o vídeo em questão não está relacionado a essa campanha do Pix do ex-presidente.

Essa desinformação viralizou rapidamente, acumulando cerca de 64 mil visualizações até o momento. É fundamental que os usuários das redes sociais estejam atentos à veracidade das informações compartilhadas e busquem fontes confiáveis para obter dados precisos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES