Volta de Mauro Cid será ato final da CPMI dos atos golpistas

Em 9 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou o acordo de delação premiada do tenente-coronel.

Volta de Cid será ato final da CPI do 8 de Janeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estratégia do governo na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro é programar o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid para a reta final. A intenção é adiar a nova participação do ex-ajudante de ordens do Jair Bolsonaro (PL) na comissão para um momento posterior, a fim de evitar impactos nas negociações de sua delação com a Polícia Federal.

A relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), fez uma solicitação para a realização de uma acareação entre Mauro Cid e Bolsonaro. Além disso, a CPI aprovou a reconvocação do militar. Durante sua oitiva na CPI em 11 de julho, o tenente-coronel Mauro Cid optou por permanecer em silêncio.

Em 9 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou o acordo de delação premiada do tenente-coronel.

Há ainda a chance de Cid ficar em silêncio, como em sua 1ª participação. Mas a ideia dos governistas é dar mais tempo para Cid falar à PF (Polícia Federal) e, talvez, dividir detalhes com a CPI, já que a comissão não pode pedir acesso à delação enquanto ainda são realizadas diligências.

Governistas esperam a marcação de mais uma reunião deliberativa para a aprovar outros requerimentos. Além do pedido de acareação da relatora, congressistas aliados do governo Lula também querem pautar o pedido de quebra de sigilo de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Uma nova reunião deliberativa depende da negociação com o presidente da CPI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), que tem dito que só irá marcar uma votação se houver acordo sobre a pauta. Ele defende o equilíbrio na aprovação dos requerimentos para que também sejam incluídos os pedidos da oposição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES