Votação do parecer da LDO é adiada na Assembleia Legislativa do PI

Deputados correm contra tempo para dar encaminhamentos à proposição

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Findo o prazo de apresentação de emendas na última sexta (26), o parecer referente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que seria apresentado na manhã de hoje na Assembleia Legislativa, durante reunião das Comissões Técnicas, foi adiado para a próxima semana devido a não conclusão do documento.

Relatado pela presidente da Comissão de Finanças, Liziê Coelho (PTB), a pauta passará pela apreciação dos parlamentares, em seguida, sendo encaminhada ao Plenário, nisso, as emendas serão analisadas a parte. As discussões envolvendo o tema poderão ser estendidas até o dia 16 de julho, tendo em vista que no dia seguinte a Casa entrará em recesso.

Nisso, os deputados correm contra o tempo para dar os encaminhamentos à proposta, haja visto a obrigatoriedade em aprovar a LDO antes do período descrito.

"A Comissão se reunirá para aprovar meu parecer, em seguida, será encaminhado. A gente só entra em recesso depois que a votação for finalizada no Plenário", indicou.

A importância conferida a proposição se dá pela compreensão da matéria, tendo a ciência que abrange os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas controladas pelo Estado, sendo primordial na lógica econômica da administração.

Além disso, na matéria, consta as despesas correntes de pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida pública, fora as despesas de capital, que compreendem os investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida. Cabe ressaltar que essa discussão será ampliada ainda com o Plano Plurianual, que segue sendo composto e debatido.

No que se refere a LDO, a deputada apontou que o Poder Legislativo, o Ministério Público e o TCE-PI poderão ter redução de recursos no próximo ano, versando, porém, que cada ponto será amplificado nas discussões, já que nenhum ente quer perder dotações.

A situação financeira do Executivo também será levada em conta na decisão final, nisso, o encaminhamento tange para o diálogo efetivo com todos os órgãos abarcados, de modo que o consenso possa ser alçado no fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES