mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

W. Dias atribui menor mortalidade da Covid a aposta na "ciência"

O governador piauiense destacou a importância do Comitê Científico para o Nordeste alcançar a menor mortalidade pela Covid entre as regiões do país

Por Francy Teixeira.

O relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado no fim da última semana, apontou que o Nordeste tem a menor taxa de mortalidade por Covid-19 dos últimos 30 dias, no comparativo com as demais regiões brasileiras.

Com o resultado, o governador piauiense Wellington Dias (PT) atribuiu na última terça-feira (20) a aposta feita na ciência pelos líderes da região, para que o índice fosse menor. De acordo com ele, havia a projeção que até o final de 2020 ocorressem 18 mil mortes em decorrência da Covid-19 somente no Piauí, com as medidas adotadas, embasadas pela expertise do Comitê Científico, liderado por Miguel Nicolelis, o número foi bem inferior ao prospectado, apesar de sempre ser importante reiterar que qualquer morte é extremamente lamentável. 

Wellington Dias destacou a importância do Comitê Científico para o Nordeste alcançar a menor mortalidade pela Covid entre as regiões do país (Foto: CCOM)Wellington Dias destacou a importância do Comitê Científico para o Nordeste alcançar a menor mortalidade pela Covid entre as regiões do país (Foto: CCOM)

"É claro que todo mundo foi pego de surpresa com o coronavírus, mas a organização do Comitê do Nordeste, ao seguir a ciência, teve um melhor resultado. Se não tivéssemos feito isso, a previsão no Piauí era de 18 mil óbitos em dezembro do ano passado”, disse o governador piauiense. 

De acordo com a OPAS, até o último dia 15, a média de óbitos por Covid-19 no Nordeste foi de 25,1 óbitos a cada 100 mil habitantes; enquanto nas demais regiões os índices foram os seguintes:  Norte (29,1), Sudeste (42,8) e Sul (55,7). Segundo o documento, o Centro-Oeste do país foi o mais atingido, com taxa em 56,6. A média nacional foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail