W. Dias atribui menor mortalidade da Covid a aposta na “ciência”

O governador piauiense destacou a importância do Comitê Científico para o Nordeste alcançar a menor mortalidade pela Covid entre as regiões do país

Avalie a matéria:
Governador Wellington Dias destaca importância do Comitê Científico | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira.

O relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado no fim da última semana, apontou que o Nordeste tem a menor taxa de mortalidade por Covid-19 dos últimos 30 dias, no comparativo com as demais regiões brasileiras.

Com o resultado, o governador piauiense Wellington Dias (PT) atribuiu na última terça-feira (20) a aposta feita na ciência pelos líderes da região, para que o índice fosse menor. De acordo com ele, havia a projeção que até o final de 2020 ocorressem 18 mil mortes em decorrência da Covid-19 somente no Piauí, com as medidas adotadas, embasadas pela expertise do Comitê Científico, liderado por Miguel Nicolelis, o número foi bem inferior ao prospectado, apesar de sempre ser importante reiterar que qualquer morte é extremamente lamentável. 

Wellington Dias destacou a importância do Comitê Científico para o Nordeste alcançar a menor mortalidade pela Covid entre as regiões do país (Foto: CCOM)

"É claro que todo mundo foi pego de surpresa com o coronavírus, mas a organização do Comitê do Nordeste, ao seguir a ciência, teve um melhor resultado. Se não tivéssemos feito isso, a previsão no Piauí era de 18 mil óbitos em dezembro do ano passado”, disse o governador piauiense. 

De acordo com a OPAS, até o último dia 15, a média de óbitos por Covid-19 no Nordeste foi de 25,1 óbitos a cada 100 mil habitantes; enquanto nas demais regiões os índices foram os seguintes:  Norte (29,1), Sudeste (42,8) e Sul (55,7). Segundo o documento, o Centro-Oeste do país foi o mais atingido, com taxa em 56,6. A média nacional foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES