W.Dias defende produtos piauienses ao fazer o lançamento da Expoapi

A expoapi será realizada no período de 06 a 13 de dezembro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governador Wellington Dias realizou nesta terça-feira (20),, no Palácio de Karnak, o lançamento oficial da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) de 2015 que deverá ser realizado no período de 06 a 13 de dezembro.

Será a 65ª edição da Expoapi que pretender ser a maior de todas, já que o Piauí está consolidado como área livre da aftosa.

O governador Wellington Dias declarou que o agronegócio piauiense é um dos grandes responsáveis por alavancar a economia do estado e que, por este motivo, o Governo do Estado é parceiro e incentivador da exposição.

O chefe do executivo do Estado ressaltou que a edição de 2015 da Expoapi deve deixar como saldo positivo a qualificação profissional na organização produtiva e avançar mais um passo na industrialização de produtos do campo gerando capacidade de comercialização no mercado interno e externo. “Já em 2016 devemos garantir investimentos do setor privado para dar as condições dos frigoríficos de industrializar a carne produzida no estado, para que possa ser consumida no Piauí e até exportar para outros estados”, explicou Dias.

O governador acrescentou que, durante o evento, os bancos públicos e privados devem oferecer linhas de crédito para que os criadores tenham a capacidade de investir em melhoramento genético. “O objetivo é possibilitar a comercialização de animais do Piauí para outros estados, tornando-os competitivos, o que gera renda e é uma forma de compensar os investimentos na feira”, concluiu Wellington.

De acordo com o deputado João Madison, presidente da Associação de Criadores de Gado Zebu (APCZ), o evento, que será realizado de 6 a 13 de dezembro, no Parque de Exposições de Teresina, contará com vaquejadas, feiras agropecuárias, concurso leiteiro, exibição de feiras agrícolas e uma vasta programação de shows com atrações nacionais e locais. “A Expoapi vai ainda expor as cadeias produtivas do mel, do caju, piscicultura, suinocultura e agricultura familiar”, explicou o deputado.

Reunindo 16 estados e cerca de 250 expositores, a Expoapi contará com seis leilões em que serão comercializados 3000 animais. A expectativa é que a feira movimente em média R$ 12 milhões em negócios. A Expoapi deve reunir um público de cerca de 100 mil pessoas e gerar 1.300 empregos indiretos. A Expoapi também contará com a exposição de 1.300 bovinos de corte e leiteiro, 740 equinos e 1.500 ovinos e caprinos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES