W.Dias e Sílvio pedem direito de reposta na TV

Os juízes José Acélio Correia, Sandro Helano e Haydée Castelo Branco irão avaliar as representações.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha eleitoral piauiense contabilizou mais 23 novos processos relacionados ao horário eleitoral desde o sábado, 21. Ao todo, a Comissão de Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) já recebeu 47 ações desde o último dia 17, quando teve início a propaganda na televisão e no rádio. A maioria dos novos casos solicita a perda de tempo no horário dos adversários e já começam a surgir pedidos de direito de resposta, somando três solicitações.

Os juízes José Acélio Correia, Sandro Helano e Haydée Castelo Branco irão avaliar as representações. A coligação ?Por um Piauí Novo?, que tem o senador João Vicente (PTB) como candidato ao Governo estadual, protocolou uma representação contra coligação ?A Força do Povo?, encabeçada pelo ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) e o candidato a deputado estadual Anísio Almeida Neves Neto, e a coligação ?Para o Piauí seguir mudando?, comandada pelo governador Wilson Martins (PSB).

Eles querem uma liminar para que os tucanos percam horário eleitoral pela divulgação de candidatos majoritários em horário reservado aos proporcionais e divulgação de candidato a governador em horário reservado ao de senador, respectivamente. Os trabalhistas alegam que os petistas Wellington Dias e Antônio José Medeiros também estariam usando o tempo disponível para pedir votos à Wilson.

A mesma representação - divulgação de candidatos majoritários em horário reservado aos proporcionais ? é pedida pela coligação de Martins contra João Vicente. Sílvio, por outro lado, alega que foram publicadas informações inverídicas com ofensa à imagem do candidato pela campanha de Wilson Martins. Além da retirada da propaganda, os tucanos solicitam direito de resposta. Wellington Dias, por outro lado, acusa o senador Heráclito Fortes (DEM) de divulgação de informações inverídicas e ofensivas. O petista pede direito de resposta.

A coligação do governador acusa Sílvio de divulgar informações inverídicas e ofensivas com utilização de computação gráfica durante o horário eleitoral. Eles pedem que a mensagem seja retirada do ar. O suposto usos irregulares de computação gráfica vedada pela legislação também é motivo de ação do PT contra Heráclito. A ausência de legenda obrigatória na propaganda veiculada na televisão foi o motivo para a coligação "Para o Piauí seguir mudando" entrar com uma representação contra "A força do povo".

Os tucanos porém, pedem que Wilson e seu vice, Moraes Sousa Filho (PMDB), tenham os diplomas cassados por suposta publicidade institucional vedada. O deputado estadual Assis Carvalho (TV) também solicitou pedido de direito de resposta em uma rádio local. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES