W. Dias participa da abertura do Fórum Brasileiro de ZPEs em Parnaíba

O governador Wellington Dias participou da abertura do evento que faz parte da programação de inauguração da ZPE Parnaíba

W. Dias participa da abertura de Fórum Brasileiro de ZPEs em Parnaíba | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (15), da abertura do Fórum Brasileiro de ZPEs, que está sendo realizado em Parnaíba e tem como tema “O novo Marco Legal e a Efetiva Implantação das ZPEs no Brasil”. 

O evento faz parte da programação de inauguração da ZPE Parnaíba com a conclusão da última etapa que é a implantação da sua Área de Despacho Aduaneiro (ADA), e reúne nome internacionais como Juan Torrents, membro-fundador e presidente da Federação Mundial de Zonas Francas (Femoza), sediada em Genebra (Suíça); Ekaterina Evdokimova, membra fundadora e sócia-gerente da Stupino Quadrat, a primeira zona econômica especial privada da Rússia; e Witold Uhma, diretor do Departamento de Auditoria, Análise e Controle da Zona Econômica Especial de Katowice, a maior zona de livre comércio da Polônia. 

W. Dias participa da abertura de Fórum Brasileiro de ZPEs em Parnaíba - Foto/Ccom

O Fórum é uma iniciativa da Associação Brasileira de ZPEs (Abrazpe) e conta com o apoio do Governo do Piauí, da Investe Piauí e da ZPE Parnaíba. Para o governador Wellington Dias, a realização de um evento como esse permite uma grande troca de experiência e fortalece a atração de investimento. O gestor destacou a presença de entidades nacionais e internacionais. “São experiências que, com certeza, ajudarão o Piauí e mais 14 estados que já têm a aprovação de ZPE, para que a gente possa alcançar uma condição de ampliação de exportação e com isso gerar emprego e renda em mais regiões do Brasil, contribuindo para a elevação do setor industrial e de serviços em áreas que muito precisam, aqui me Parnaíba e em outra regiões”, disse.

W. Dias participa da abertura de Fórum Brasileiro de ZPEs em Parnaíba - Foto/Ccom

O presidente da Investe Piauí, Victo Hugo Almeida, destacou que o evento é uma oportunidade que 14 estados brasileiros que se dedicam às zonas de processamento de exportação têm discutido diversos temas importantes para a implantação da zona de processamento de importação. “Temos aqui a presença de 14 estados buscando a experiência do Piauí. Nós somos o segundo estado e primeiro, após o novo marco regulatório, a instalar uma ZPE e eles estão aqui para compreender os nossos esforços para a sua implantação. O momento é de trocas de experiências para a construção de uma agenda comum junto ao governo federal, levar a nossa voz, os nossos interesses, as nossas estratégias e, obviamente, construir pontes para a construção de uma agenda comum que coloque o Brasil nesse processo que já é amplamente difundido em outros países com a retomada da industrialização brasileiras”, disse. 

W. Dias participa da abertura de Fórum Brasileiro de ZPEs em Parnaíba - Foto/Ccom

Dentre os palestrantes, moderadores e comentadores do IV Fórum de ZPEs estão: Rafael Fonteles (Sefaz e PRO Piauí), Victor Hugo Saraiva de Almeida (Investe Piauí e ZPE Parnaíba), Paulo Roberto Cardoso (ZPE Parnaíba), Natasha Miranda (CZPE/ME), Helson Braga (Abrazpe), Martin Ibarra (WFZO E AZFA), Otaviano Canuto (Ex-FMI BID), Renato Baumann (Ipea/ME), Carlos Alberto de Oliveira Lima (assessor da PGR), João Batista B. S. Filho (Receita Federal) , Raimundo Macedo (Sete Informática), Jean Portela (TI da ZPE Parnaíba), Juan Torrents (Femoza), Guilherme Froner (Abrazpe), Sérgio Paulo Galindo (Brasscom), Isidoro Hodara (Zonamérica/Uruguai) e Raphael Fassoni (Estonia Hub).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES