W. Dias propõe pacto de combate à fome e as desigualdades na América Latina

O ministro também ressaltou a proposta do presidente Lula de articular uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Ministro Wellington Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe, realizada em Santiago, Chile, onde propôs um pacto entre os países da região para combater a fome e a desigualdade de forma conjunta. Durante o evento, Dias enfatizou a importância da cooperação internacional e da troca de experiências para enfrentar os desafios do desenvolvimento social. 

Ele destacou que é possível aprender uns com os outros e unir esforços para avançar na implementação das propostas de fortalecimento da institucionalidade social apresentadas pela CEPAL. O ministro também ressaltou a proposta do presidente Lula de articular uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a presidência brasileira do G20, que inicia em dezembro. Essa aliança seria aberta a todos os países interessados em comprometer-se com a implementação ou reforço de programas sociais eficazes no combate à fome e à pobreza.

Além disso, Wellington Dias defendeu a criação de uma nova frente de trabalho para combater as desigualdades, argumentando que a assistência social e as transferências de renda não são suficientes para liberar todo o potencial humano das populações. Ele enfatizou a importância do crescimento econômico e das oportunidades de emprego e empreendedorismo para garantir a segurança social.

O ministro aproveitou a ocasião para destacar os avanços sociais no Brasil, como o retorno do Bolsa Família este ano e os números positivos de beneficiários do programa. Ele também mencionou a dinamização da economia e a ascensão de crianças e jovens que saem da pobreza e deixam de depender do benefício após melhorias em suas vidas.

A ministra do Desenvolvimento Social e Família do Chile, Javiera Toro Caceres, anfitriã do evento, considerou a reunião importante para a troca de experiências e para estimular a colaboração na superação dos desafios. Ela destacou o trabalho para garantir a proteção social e a construção de um sistema nacional de cuidados focado nas necessidades das pessoas.

A Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe é promovida pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, em sua quinta edição, tem como objetivo fortalecer as instituições e os entes públicos para a efetiva implementação de políticas públicas de qualidade na área do desenvolvimento social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES