W. Dias reforça ações do MDS em nova etapa de apoio ao povo Yanomami

Comitiva de ministros do Governo Federal esteve em Roraima, nesta quinta-feira (29.02), para dialogar com lideranças e inaugurar Casa de Governo

W. Dias reforça ações do MDS em nova etapa de apoio ao povo Yanomami | Foto: Casa Civil/ Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal prioriza intensificar a proteção ao povo indígena Yanomami. Uma comitiva interministerial esteve em Boa Vista para audiências técnicas com líderes locais e inauguração da Casa de Governo, visando articular políticas integradas para atender a população Yanomami. O ministro Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social assinou uma portaria para facilitar a doação de embarcações para auxiliar na logística de atendimento às populações vulneráveis, incluindo o povo Yanomami. 

“Vamos fortalecer o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, e queremos disponibilizar mais R$ 75 milhões para avançar nas ações de atenção humanitária”, destacou o ministro. “Por recomendação do presidente Lula, estamos trabalhando para, neste novo momento, assegurar a autonomia dos povos indígenas, por meio da produção de alimentos, na agricultura, na pesca, na criação de aves”, reforçou.

O MDS trabalha com parceiros para garantir 12,5 mil kits de ferramentas para atividades produtivas e equipamentos para casa de farinha, visando incentivar a autonomia econômica do povo Yanomami. Essas ações fazem parte do trabalho de ajuda humanitária iniciado pelo Governo Federal há um ano.

CASA DE GOVERNO

A Casa de Governo, localizada em Boa Vista no prédio da Funasa de Roraima, tem o objetivo de promover uma atuação integrada para lidar com questões humanitárias na Terra Indígena Yanomami. Gerenciará ações de órgãos como Polícia Federal, Abin, Funai e Ibama. O decreto presidencial para sua instituição foi assinado por Luiz Inácio Lula da Silva e publicado recentemente. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, realizou a abertura da nova instalação.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES