W.Dias reúne gestores para discutir aproveitamento da água no Piauí

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira, o governador Wellington Dias reuniu gestores para discutir maneiras de promover a otimização dos recursos hídricos do Piauí, combinando o aproveitamento das águas para o consumo humano e para produção nas comunidades ribeirinhas, com o aproveitamento adequado de poços e barragens.

Segundo Djalma Policarpo, diretor do Dnocs, na reunião, os gestores trataram da perenização de rios, como o Rio Guaribas; um plano de barramento de pequenos rios combinado à construção de barragens e a infraestrutura dos perímetros irrigados. Djalma afirmou que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) fizeram uma medição do grau de assoreamento e o volume adequado de cada barragem, através de estações de satélite, identificando um baixo volume em parte dos reservatórios.

“Temos algumas barragens em situação crítica, como é o caso de Piaus, Bocaina, Pio IX e Fronteiras. Mas temos o caso da barragem de Caldeirão, em Piripiri, que está numa situação mais confortável. Viemos tratar de pequenas intervenções para assegurar o abastecimento humano e a produção dos ribeirinhos irrigados”, declarou Policarpo, que acrescentou que o Dnocs faz um monitoramento semanal da situação dos reservatórios para identificar os possíveis problemas de abastecimento.

O diretor do Dnocs apresentou ao governador alguns projetos que o Departamento vem desenvolvendo na área de irrigação e aproveitamento de recursos hídricos. O gestor destacou que é necessário manter uma infraestrutura planejada de manutenção dos reservatórios, para que a população do semi-árido possa ter uma boa convivência com a seca. Policarpo garantiu que o Dnocs está participando de uma ação integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipal, a fim de aproveitar os potenciais hídricos do estado.

Francisco Limma, secretário do Desenvolvimento Rural, afirmou que a crise do abastecimento das barragens piauienses se intensifica por dois fatores: a estiagem e assoreamento, que são reflexo do desmatamento e da falta de cuidado com as matas ciliares.  Segundo o secretário, o governador Wellington Dias já está tratando, a nível de Governo Federal e através de operações de crédito, a captação de recursos para garantir o abastecimento das famílias piauienses.

O secretário de Desenvolvimento Rural garantiu que haverá outra reunião com órgãos do Estado e do Governo Federal para tratar de estratégias de aproveitamento da infraestrutura de barragens e poços já existente. “Vamos tratar do gerenciamento adequado de barragens e poços minimizar os efeitos da seca”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES