W. Dias se junta à Lula na África para fortalecer Aliança Global contra Fome

Ministro Wellington Dias viajou para África nesta quarta-feira

Ministro Wellington Dias | Roberta Aline
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana. Nessa ocasião, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se une à comitiva brasileira para buscar apoio à proposta do Brasil na presidência do G20. O ministro viaja para África nesta quarta-feira.

O foco principal é a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa liderada pelo presidente Lula, que começou a ser desenvolvida quando o Brasil assumiu a presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. A proposta visa oferecer um conjunto de experiências bem-sucedidas de diversos países, proporcionando a outras nações a oportunidade de adaptar e implementar políticas públicas eficazes em seus territórios.

ministro Wellington Dias destaca que os países do G20 concordaram em debater essa Aliança Global, permitindo a participação de nações além do G20. A entrada da União Africana como membro efetivo do G20, ocorrida na cúpula de Delhi, na Índia, em setembro de 2023, abre novas perspectivas para a Aliança, já que o bloco africano representa uma economia combinada de aproximadamente US$ 3 trilhões.

Além de participar dos eventos relacionados à Cúpula da União Africana, a comitiva brasileira na Etiópia realizará encontros bilaterais com representantes de diversos países africanos. Essa iniciativa ganha relevância no contexto da reestruturação da governança global proposta pelo Brasil na presidência do G20, destacando a erradicação da fome, a redução da pobreza, a igualdade social e a preservação do meio ambiente como prioridades.

Os mecanismos de financiamento e governança da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza serão discutidos ao longo do ano, com apresentação aos Chefes de Estado e Governo na Cúpula do G20, programada para novembro no Rio de Janeiro. Nesse evento, espera-se a pactuação efetiva da Aliança Global como um compromisso internacional para combater a fome e a pobreza de maneira coordenada e eficaz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES