W. Dias sobre reformular regras do Bolsa Família: “Com muito diálogo”

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome quer atualizar os registros e reformular as regras do programa.

Wellington Dias | Silvia Zamboni/Valor
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Wellington Dias vai propor uma reformulação do Bolsa Família e promover a atualização do Cadastro Único, base de dados que reúne informações de beneficiários de programas sociais. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome quer atualizar os registros e reformular as regras do programa.

“Sim, vamos reformular, com muito diálogo, o Bolsa Família, e sei que na situação em que se encontra não será tarefa simples. Mas com diálogo e pactuação encontraremos a dosagem certa”, afirmou durante seu discurso.

Ele ainda disse que o benefício continuará sendo pago a quem se enquadra nos critérios. O grupo técnico da área na transição já havia recomendado a reestruturação do Bolsa Família para retomar o cálculo do valor do programa a partir do número de integrantes da família.

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias - Foto: Silvia Zamboni/Valor

O benefício de R$ 600 por família acabou gerando distorções que incentivam a divisão artificial dos cadastros e a inclusão indevida de beneficiários. Até que o desenho do programa seja concluído, os pagamentos seguirão os moldes atuais, já que Lula assinou medida provisória para manter o valor mínimo de R$ 600.

“Abriremos, já neste primeiro momento, enquanto trabalhamos, a atualização do Cadastro Único para mais segurança e eficiência, integrado com municípios e estados, com quem faremos parcerias. E vamos permitir a quem não preenche os requisitos já pedir o desligamento voluntário”, prosseguiu Dias.

Ele diz ainda que vai realizar uma busca ativa para encontrar pessoas que têm direito ao benefício mas ainda não estão cadastrados no programa.

As informações são do Diário do Centro do Mundo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES