W.Dias aposta no cooperativismo para a produção de psicultura no PI

Implementar um projeto de piscicultura embasado no cooperativismo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Referenciando-se em ação semelhante implantada no Acre, o Piauí se prepara em parceria com o Governo Federal para implementar um projeto de piscicultura embasado no modelo cooperativista, nisso, a iniciativa inclui uma indústria de beneficiamento de pescado, produção de ração de peixe no próprio estado e a criação de peixes para comercialização.

A iniciativa corrobora os esforços do Executivo na adoção de novas perspectivas para o setor, dinamizando a economia da região, assim, oferecendo os subsídios necessários para a elevação nas taxas de emprego e renda.

Neste quadro, o modelo já implantado no caso do mel, será difundido, pautado no fortalecimento da parceria com distintos entes da sociedade.

"Queremos o modelo de central de cooperativas associada com uma sociedade anônima, tendo como parceiros Banco do Nordeste, BNDES e, em negociação, a Caixa Econômica Federal", declarou o governador Wellington Dias.

Nisso, o Chefe do Executivo indicou que o objetivo é oferecer aos pequenos produtores as condições necessárias para acessar o grande mercado.

AÇÕES - As melhorias perseguidas pelo setor contemplam o potencial piauiense, com essa intenção, apenas a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) investiu mais de R$ 3 milhões na área, principalmente na evolução do sistema de tanques-rede em diversos municípios do Estado.

Segundo levantamento feito em 2013 pelo Sebrae Piauí, a produção de peixes alcançava 2,7 milhões de quilos ao ano, envolvendo mais de 1,5 mil pessoas, e movimentando mais de R$ 15 milhões por ano; índices que tendem a evoluir com o projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES