Wellington Dias apresenta conquistas do Brasil no combate à fome para G20

Ministro destacou a importância da Aliança como um reflexo direto das diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ministro Wellington Dias | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na busca para enfrentar a fome e a pobreza globalmente, o Brasil propôs aos integrantes e convidados do G20, bem como a organismos internacionais, a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Este ano, o país destacou suas estratégias e programas voltados para o combate à insegurança alimentar e à pobreza, reconhecidos internacionalmente, durante o evento Brasil Sem Fome, ocorrido no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no dia 20 de março.

. O QUE DEFENDE O MINISTRO: Wellington Dias, responsável pela pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destacou a importância da Aliança como um reflexo direto das diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dias enfatizou a necessidade de contribuições e ajustes por parte dos países do G20 para fortalecer os esforços em erradicar a fo1me, a má nutrição, e a pobreza extrema, promovendo uma transição justa e inclusiva para um futuro sustentável.

Reunião da Força-Tarefa dedicada à formação da Aliança (Roberta Aline/MDS)

. O QUE FOI APRESENTADO: No encontro, que marcou a primeira reunião presencial da Força-Tarefa dedicada à formação da Aliança, foram apresentados os impactos significativos dos programas brasileiros na redução da pobreza e da fome. Eliane Aquino, secretária nacional de Renda de Cidadania, ressaltou o papel do Bolsa Família, programa que auxilia mais de 20 milhões de famílias vulneráveis, como um vetor de superação da pobreza e promoção da inclusão social através da educação e saúde.

Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, apresentou o programa Brasil Sem Fome, uma iniciativa que integra ações de 24 ministérios no combate à fome e à pobreza, visando assegurar a segurança alimentar e nutricional como um direito fundamental.

A embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra interina das Relações Exteriores, salientou o papel prioritário do combate à fome para o governo brasileiro e convocou o apoio internacional para fortalecer a Aliança como um meio eficaz de atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável focados na erradicação da fome e da pobreza.

. O QUE DIZ O MINISTÉRIO DA FAZENDA: Representando o Ministério da Fazenda, Guilherme Mello falou sobre a necessidade de uma nova globalização que priorize o desenvolvimento econômico, sustentável e social, destacando a luta contra a fome como um componente crítico dessa visão.

A Aliança Global propõe unir políticas públicas eficazes do Brasil e de outras regiões, criando um mecanismo para direcionar recursos financeiros e conhecimento aos lugares mais necessitados, evitando esforços duplicados e promovendo uma maior coordenação política e financeira.

QUEM APOIA: A proposta brasileira recebeu apoio unânime na reunião inicial da Força-Tarefa, que contou com a participação de cerca de 200 representantes de países do G20, convidados e organizações internacionais. As atividades da Força-Tarefa continuarão ao longo do ano, com a expectativa de lançar oficialmente a Aliança durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, no final do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES