Wellington Dias comemora aprovação de medicamento para Covid pela Anvisa

Diretoria Colegiada aprovou a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental.

Wellington Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Coordenador do Fórum Nacional de Governadores para temática de vacina e enfrentamento à Covid, Wellington Dias comemorou a aprovaçãodo medicamento para Covid-19. A aprovação ocorreu nesta quinta-feira, 24, quando a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou na quinta-feira, 24, a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Evusheld (cilgavimabe + tixagevimabe). Trata-se do primeiro medicamento com indicação profilática autorizado no Brasil. O medicamento não substitui a vacina.

Leia Mais

“A aprovação por unanimidade de medicamento para Covid 19 pela Anvisa é um passo muito grande para o Brasil estar melhor preparado para transição da fase da Pandemia para Endemia", disse.

Segundo Wellington, o avanço na vacinação que garante queda de numero de casos Covid e também redução de internações e óbitos, com mais o medicamento disponível e autorizado uso, é possível o plano para conviver com o Coronavirus, como ocorre com outros vírus que estão entre na sociedade.

Para o governador, agora começa um novo desafio. "Como fazer para firmar o pacto de pagar estudos e sair da regra da patente do remédio para Covid e baratear o custo do medicamento?", questiona.

Governador diz que com aprovação começa novo desafio

Segundo o governador, o mundo está gastando dinheiro com a guerra Ucrânia e Rússia, em armas, munições. "Esquecendo o foco que é vencermos a guerra contra o inimigo comum: o Coronavirus. Que Deus toque o coração das autoridades”, disse.

Medicamento

Trata-se do primeiro medicamento com indicação profilática autorizado no Brasil. De acordo com a diretora relatora do processo, para a avaliação, a Anvisa considerou que as pessoas imunocomprometidas são mais propensas a ter uma resposta imunológica menor à vacinação contra a Covid-19. Essas pessoas são também as mais vulneráveis a desenvolverem infecção na forma grave.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES