Wellington Dias defende aliança global para travar guerra contra a fome

Ministro expressou otimismo quanto à adesão à Aliança Global.

Ministro Wellington Dias | Roberta Aline/ MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal brasileiro anunciou uma iniciativa ousada na luta contra a fome e a pobreza, denominada Aliança Global. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou durante uma coletiva de imprensa em Brasília que a aprovação dessa aliança é vista como condição fundamental para o início do que ele chamou de "Primeira Guerra Mundial" contra esses desafios globais.

Dias enfatizou a necessidade de uma abordagem coletiva, descrevendo a Aliança Global como uma "guerra onde todos ganham" e destacando que combater a fome e reduzir a pobreza é uma causa prioritária. Ele citou dados do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, ressaltando que, em 2022, as despesas globais com defesa atingiram um recorde de R$ 2,240 trilhões, indicando a urgência de redirecionar recursos para questões humanitárias.

A origem da Aliança remonta à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Nova Delhi, na Índia, no ano anterior. Nesse momento, ele lançou os alicerces para uma força-tarefa visando a criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Essa iniciativa não se limita aos países do G20, mas busca envolver nações de todo o mundo.

O ministro Dias ressaltou a relevância ética do problema da fome, afirmando que é uma questão que nenhum líder pode ignorar, pois eventualmente será cobrado por sua população, especialmente em países democráticos. Ele destacou a necessidade de uma abordagem global, visto que muros e estruturas de segurança não podem conter pessoas de nações menos desenvolvidas que estão sofrendo com a fome.

Com diálogos em andamento com diversos países, incluindo México, Canadá, Estados Unidos, União Europeia, China, Ucrânia e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o ministro expressou otimismo quanto à adesão à Aliança Global. Ele enfatizou que, enquanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 foram acordados anteriormente, a Aliança Global serve como um instrumento voluntário para garantir a implementação efetiva desses objetivos.

A iniciativa da Aliança Global é aberta a todos os países, e o ministro Dias enfatizou que a implementação das políticas será adaptada à realidade de cada nação. A proposta inclui a oferta de uma "cesta" de experiências bem-sucedidas em políticas de combate à fome e à pobreza, com transferência de recursos e conhecimento entre as nações.

O ministro destacou as experiências brasileiras, como o programa Bolsa Família e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como exemplos a serem compartilhados. Ele enfatizou a importância de aprender com as boas práticas e expressou a esperança de que a Aliança Global se torne um mecanismo eficaz na luta contra a fome e a pobreza em escala global.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES