Wellington Dias defende discussão do pacto federativo

Dias afirmou que o Senado deve ser protagonista desse debate

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias (PT-PI) criticou no plenário do Senado o tratamento dos encargos da dívida dos Estados e defendeu um amplo debate sobre o pacto federativo, salientando a necessidade de medidas que garantam a viabilidade das unidades da federação e assegure o crescimento do país. Ele afirmou que o Senado deve ser protagonista desse debate, por representar o equilíbrio entre os Estados.

?Não pode o Tesouro Nacional, o Ministério da Fazenda tratar os Estados com taxas de 18% a 20%, mesmo com todo o juro alto que temos hoje. A Selic hoje é metade daquilo que o Brasil cobra de Estados e municípios. Não há nada que justifique isso?, afirmou.

Wellington Dias afastou o argumento de que a mudança dessas regras colocaria em risco a responsabilidade fiscal, e declarou que é mais fácil o Piauí discutir taxas de juros com o Banco Mundial do que com o BNDES. Para o parlamentar, a maior racionalidade nos juros resultará em maior capacidade de investimento do poder público.

?Essa capacidade de investimento é essencial no momento em que vivemos para alavancar o próprio setor privado?, ressaltou. O senador, que pediu reformas que garantam desenvolvimento em regiões de baixa renda, mostrou preocupação com as regras do comércio eletrônico entre Estados, afirmando que a legislação atual onera estados pobres com bitributação e transferência de recursos para os grandes centros.

Para Wellington Dias, é necessário um parâmetro tributário que permita que os consumidores paguem menos e impeça que produtos importados venham a ?consumir empresas e empregos? no país. ?É preciso ter regras que sejam incentivadoras do empreendedorismo, da indústria, do comércio e da distribuição de renda, e não podemos fugir dessa pauta?, completou.

Dias considera que a discussão sobre a divisão dos royalties do petróleo, em 2011, foi precursora do debate sobre o pacto federativo, e espera que nesta matéria seja seguido o modelo de debate do Código Florestal, envolvendo o trabalho conjunto de várias comissões permanentes. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES