Wellington Dias discute equilíbrio financeiro dos Estados no Ceará

Estiveram no Palácio Abolição, na noite desta sexta-feira (28).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias e os demais governadores do Nordeste estiveram reunidos com a presidente Dilma Rousseff, em Fortaleza (CE), no Palácio Abolição, na noite desta sexta-feira (28).

De acordo com o governador, entre os vários pontos tratados as dificuldades do equilíbrio financeiro da União e dos Estados também, especialmente, em áreas como a sustentação na saúde. Wellington acrescenta que foi dito pela presidenta Dilma que não há uma decisão do governo sobre a criação da contribuição sobre movimentação financeira (CPMF). O Fórum dos Governadores do Nordeste, ainda do ano passado já aprovou apoio para que seja priorizada nova fonte de receitas para Saúde. 

O chefe do executivo piauiense reconhece que, na área da Saúde, assim como na Segurança, são graves os problemas para sustentação e é necessário de financiamento urgente. “Considero, porém, o momento de retração econômica delicado para tratar da criação de novo imposto. A rigor, ninguém normalmente apoia imposto, mas tenho a contribuição sobre movimentação financeira como o mais justo e com mais resultados positivos, pois além de isentar os mais pobres e classe média, serve como instrumento de combate à lavagem de dinheiro e crimes tributários, por isto é tão combatido. É um dos poucos tributos capaz de alcançar os mais ricos”, reforçou Dias.

E no que se refere a recursos para os estados, ponto discutido pelos governadores, a ideia é que haja um grupo de trabalho que possa ser apresentado nos próximos dias alternativas para garantir a capacidade de investimento.

Clique e leia mais notícias de política.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES