Wellington Dias discute prioridades para os perímetros irrigados

A reunião aconteceu nesta segunda-feira no Palácio de Karnak

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias se reuniu, na manhã desta segunda-feira (23), no Palácio de Karnak, com gestores da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Eletrobrás Piauí e representantes dos Perímetros Irrigados dos Tabuleiros Litorâneos e o dos Platôs de Guadalupe. Em pauta, estava a busca de soluções para os problemas apresentados pelos irrigantes ao governador: o incentivo à industrialização da produção, a regularização das terras e o alto custo da energia elétrica.

O chefe do executivo estadual propôs a formação de um grupo de trabalho composto pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), a SDR, o Dnocs, a Eletrobrás Piauí e a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) para pactuar com os produtores dos perímetros irrigados. O grupo deve discutir soluções para a legalização da posse das terras, a automação da irrigação, o parcelamento de dívidas junto à Eletrobrás e alternativas para subsidiar a distribuição de energia elétrica de qualidade com tarifas que sejam acessíveis aos irrigantes.

Wellington propôs ainda uma agenda de trabalho com o Ministro da integração Nacional, Gilberto Occhi, a fim de discutir recursos financeiros para a infraestrutura na área de irrigação, especialmente para os projetos dos Tabuleiros Litorâneos. “Temos aqui uma lista de responsabilidades. Logo, é preciso a união de todos para que as coisas corram bem. Apesar de o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ter suspendido os investimentos em projetos de irrigação de todo o Brasil, em virtude da seca, vamos defender a necessidade da liberação de recursos nesta área”, declarou Dias.

Perímetros Irrigados no Piauí

Localizado na região norte do Estado, o Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí  está sob responsabilidade do Dnocs e utiliza a fonte hídrica do rio Parnaíba para irrigar uma área de 10 mil hectares. A segunda etapa do projeto de irrigação já está em fase de conclusão e deve beneficiar várias famílias com a geração de emprego e renda.

Os Tabuleiros Litorâneos produzem alimentos orgânicos, que são matéria-prima para a produção de polpa de frutas. O carro-chefe dos Tabuleiros Litorâneos é a acerola orgânica, que é exportada por uma multinacional. Além da acerola, o projeto se destaca na produção de melancia, caju, melão, mamão e outros. Djalma Policarpo, diretor do Dnocs, explicou que “o Dnocs possui um laboratório de análise do solo, que identifica quais frutas são mais propicias para o cultivo em cada área”.

Nos Platôs de Guadalupe, onde é produzido principalmente banana, goiaba, coco e maracujá, há uma área equipada de 3.196,86ha, 1.020ha de área plantada e 10.500 ha em processo de irrigação, utilizando como fonte hídrica o lago da Barragem de Boa Esperança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES