Wellington Dias e mais 26 senadores prestam juramento e são empossados

O senador Otto Alencar (PSD-BA), por ser o mais idoso entre os eleitos, foi o responsável por ler, em nome de todos os senadores que tomam posse, o compromisso regimental.

Wellington Dias e mais 26 senadores prestam juramento e são empossados | Geraldo Magela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foram empossados nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, os 27 senadores eleitos no ano passado, incluindo o piauiense Wellington Dias (PT).  Há a expectativa que ainda hoje ele se licencie para que possa reassumir o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), assim, Jussara Lima (primeira suplente) irá ocupar o posto

Wellington Dias faz juramento de posse (Foto: Reprodução)Antes da posse, Dias garantiu que a partir de março o governo federal começará a pagar a parcela adicional de R$ 150 do Auxílio Brasil, que beneficiará famílias com crianças até seis anos de idade. Ele também destacou que sua atuação como ministro não vai se resumir a programas de renda e também vai visar avanços na prestação de habitação, energia, água, internet e qualificação profissional.

Novos senadores prestam o compromisso de posse (Foto:Agência Senado)

Os novos senadores foram declarados empossados pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, após prestação de juramento regimental no Plenário da Casa.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), por ser o mais idoso entre os eleitos, foi o responsável por ler, em nome de todos os senadores que tomam posse, o compromisso regimental: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Senadores são empossados (Foto:Geraldo Magela/Agência Senado)

Em seguida, os outros 26 senadores eleitos começaram a ser chamados um a um, pela ordem de criação de seus estados, para confirmar o compromisso com a frase: “Assim o prometo”.

Com 15 senadores, PSD é a maior bancada

O PSD será a maior bancada do Senado no início da legislatura, com 15 senadores. A composição partidária foi confirmada ao final da sessão de posse dos novos parlamentares. A segunda bancada será o PL, com 12 membros, e a terceira, o MDB, com 10. A composição partidária influencia a distribuição dos cargos da Mesa do Senado e das presidências das comissões.

As bancadas do Senado estão assim:

PSD: 15

PL: 12

MDB: 10

PT: 9

União: 9

PP: 6

Podemos: 5

PSB: 4

Republicanos: 4

PDT: 3

PSDB: 3

Rede: 1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES