Wellington Dias entraga equipamentos para o Cine Teatro de Oeiras

Governador participou da III Feira Literária de Oeiras (Flor).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias visitou, na tarde desta sexta-feira (13), o munícipio de Oeiras. Na ocasião, ele entregou novos equipamentos de som,  luz e nova adaptação elétrica para o Cine Teatro de Oeiras. Além disso, visitou a III Feira Literária de Oeiras (Flor), uma realização do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Oeiras.

De acordo com o secretário de Cultura, Fábio Novo, a modernização do Cine Teatro, um dos patrimônios históricos da cidade, veio para que o lugar passe a ser capaz de receber eventos nacionais e internacionais.

“Com isso Oeiras fica dentro do circuito que já programamos para 2016 para receber o Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa, o Festluso, que antes estava concentrado apenas na capital”, explicou o secretário de cultura.

Fábio Novo também destacou que em janeiro, o Governo do Estado retornará a Oeiras para inaugurar a restauração do Sobrado Major Selemérico, primeira sede do governo da província do Piauí. Segundo o secretário, o prédio, construído em 1845, será transformado em uma Casa de Cultura e abrigará projetos e eventos culturais da cidade, como a oficina permanente de bandolim.

Quanto à III Feira Literária de Oeiras, Wellington Dias se mostrou disposição para investir em eventos como esse. “A realização de eventos desse porte, que vão para a rua, que colocam a cultura na praça é muito importante. Principalmente quando se tem toda essa integração entre as escolas”, explicou.

O prefeito do munícipio de Oeiras, Lukano Sá, contou que em torno de 6 mil estudantes da rede pública e privada fazem parte da realização da Flor. “Essa feira começa a ser construída no início do ano letivo e o que há aqui na praça é a conclusão do que os alunos desenvolveram durante o ano”, acrescentou o prefeito.

Este ano, a Feira homenageia o cartunista e escritor Maurício de Sousa. Desde o início do ano letivo, as escolas da Rede Municipal de Ensino estão trabalhando este autor na cidade de Oeiras. Na programação da feira haverá, além de lançamentos de livros, contação de histórias, palestras, rodas de conversa e oficinas. Neste ano serão lançados 13 livros e dentre eles 4 são de alunos da rede municipal de ensino.

A Flor acontece paralela à 10º edição do Festival de Cultura de Oeiras e ambos os eventos vão ocorrer até o sábado (14) com uma programação cultural variada. Este ano o Festival homenageia o professor e fotógrafo Geraldo Helcias e terá como atração principal o cantor Geraldo Azevedo, que se apresenta na noite desta sexta-feira (13).

O Festival de Cultura de Oeiras, que já faz parte do calendário cultural do estado, tem como objetivo fortalecer e propor estratégias para universalizar o acesso à produção de bens, serviços e espaços culturais. Com uma programação focada na música, cinema, literatura, teatro, dança, patrimônio, fotografia, história e memória, o Festival de Cultura atrai artistas, acadêmicos, turistas e a população local.

Na programação, haverá apresentação da Escola de Dança do Estado Lenir Agento, Orquestra Renascença II e ainda shows com Geraldo Azevedo, As Fulô do Sertão, Leni Silva, Banda Ciclo 5 e Vander Lee.

Entre os parceiros para a realização do evento estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitco Nacional (Iphan), a Universidade Estadual do Piauí, Museu de Arte Sacra (MAS) e o Instituto Histórico de Oeiras (IHO).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES