Wellington Dias faz elogios à Defesa Civil do Piauí

Prevenção e assistência humanitária por uma ação integral e contínua

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário Fernando Monteiro abriu ontem (25), à noite, a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil, que contou com a presença do governador Wellington Dias e diversos representantes do Estado, sociedade civil, trabalhadores da defesa civil estadual e poder público. O coordenador da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), Paulo César Santos, representou a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O evento é uma realização do Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Defesa Civil, com apoio da APPM e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener).

Na ocasião, o governador fez elogios ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil do Piauí no atendimento às famílias dos municípios em situação de emergência e citou os programas de prevenção de desastres ou de socorro a famílias que residem em regiões sujeitas a desastres, como barrancos ou beiras de rios e lagoas; através da construção de casas; de Desmobilização da Rota de Carro-Pipa, com as inúmeras obras de perfuração e implantação de poços e redes de abastecimento d"água em regiões com infraestrutura hídrica deficiente, na melhoria da qualidade de vida para as populações de municípios que tiveram trechos destruídos ou danificados pelas chuvas e enchentes, com a construção de pontes, bueiros, passagens molhadas e pontilhões, além da reconstrução das estradas. Wellington Dias também citou como importante trabalho da Defesa Civil estadual a criação do Fundo Estadual de Defesa Civil, já aprovado pela Assembléia Legislativa do Piauí, e que deverá ser utilizado em situações de urgência e emergência, como o rompimento da barragem Algodões I, no município de Cocal, em maio do ano passado.

O evento prossegue hoje, desde às 9h00, quando teve início a palestra "Políticas Públicas de Atenção Integral ao Cidadão e Paradigmas da Assistência Humanitária?., ministrada pela professora doutora Maria do Livramento Figueiredo (UFPI), tendo como mediador o professor mestre Jorgenei de Alves de Moraes (Sedec-PI). Às 10h30, acontece a palestra ?A Mobilização e Participação da Sociedade na Prevenção e no Combate Social sobre a Efetivação da Política Pública de Defesa Civil?, ministrada pela secretária estadual de Assistência Social, Gilvana Nobre Rodrigues Gayoso e Freitas, e mediada pelo secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro.

Às 14h00, será a vez do representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, dr. Paulo César Santos, coordenador da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), ministrar a palestra ?A Atuação dos Radioamadores nas Ações de Defesa Civil?, tendo como mediador Luís Augusto Guerra Filho, presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Piauí (LABRE-PI).

A programação prevê, ainda, um evento pós conferência com o Curso de Atuação Emergencial para Radioamadores, que acontecerá no sábado (27), das 8h00 ao meio dia, também ministrado por Paulo César Santos. Nesse treinamento, será apresentado o projeto Rener, abordando as dificuldades do radioamador brasileiro em relação à mídia, desconhecimento, por parte da população, das atividades radioamadorísticas, legislação da área, tópicos importantes do Manual de Ativação da Rener, dentre outros assuntos.

Confira abaixo a programação de hoje (26):

Dia 26 de fevereiro ?

8h - Credenciamento;

8:30h ? Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência;

9h - Palestra: ?Políticas Publicas de atenção Integral ao Cidadão: o Paradigma da Assistência Humanitária?;

10:30h ? Palestra: ? A Mobilização e Participação da Sociedade na Prevenção e no controle Social sobre a efetivação da Política Pública da Defesa Civil?;

12h ? Intervalo;

14 às 16hs ? Palestra: ?A atuação dos Radioamadores nas Ações de Defesa Civil?;

14 às 16hs ? Grupos Temáticos COMDEC?S;

17h ? Resultados do processo de escolha dos delegados para etapa nacional;

18h ? Encerramento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES