Wellington Dias firma novos acordos com a FAO

Wellington Dias fez uma síntese da nova conjuntura social e econômica do Piauí

Wellington Dias firma novos acordos com a FAO | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias teve, nesta segunda-feira (25), um dia repleto de compromissos e, tamb?m, de resultados muito positivos, em Roma, na It?lia. Na abertura de sua agenda na capital italiana, ele foi recebido na sede da Organiza??o das Na?es Unidas para a Agricultura e a Alimenta??o (FAO), pelo diretor-geral da institui??o, Jim Butler, para uma apresenta??o de propostas do Governo do Estado garantindo a manuten??o das parcerias que se encontram em curso e amplia??o de trabalhos. V?rios outros executivos da FAO compuseram a mesa apresentadora, al?m dos governadores das regi?es de Toscana e Veneto, signat?rios de acordos de coopera??o t?cnica com o Piau?.

Antes de expor as novas proposi?es, Wellington Dias fez uma s?ntese da nova conjuntura social e econ?mica do Piau?, destacando os avan?os alcan?ados nos setores de estradas, transportes, turismo, agricultura familiar e no incentivo que o governo vem garantindo aos pequenos agricultores atrav?s do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). "Sa?mos de oito mil contratos anuais em 2003 para 210 mil no final de 2007", comemorou o governador, que, apesar das boas informa?es repassadas, revelou a seus interlocutores a necessidade de otimizar o desempenho das ?reas de sa?de, educa??o e gera??o de renda. "Apesar de a nossa Popula??o Economicamente Ativa (PEA) ser a que apresente os melhores ?ndices de aproveitamento no Pa?s, ainda temos que melhorar a renda e a qualidade nutricional em algumas regi?es do Estado", ponderou Wellington Dias, justificando a Jim Butler a iniciativa de ampliar a parceria com a FAO.

Nesta perspectiva, Wellington Dias formalizou ? organiza??o o pedido de elabora??o de um diagn?stico capaz de identificar os efeitos do Fome Zero na redu??o dos patamares de desnutri??o no Piau?. "Trata-se de um programa formado por 40 programas. Considerando esta formata??o, seria imprescind?vel um estudo t?cnico para sabermos com precis?o quais as ?reas em que devemos ser mais agressivos", explicou o governador, informando aos diretores da FAO que a implanta??o do Fome Zero ajudou o Estado a sair da primeira posi??o do ranking nacional de mortalidade infantil para a 18? coloca??o. Wellington Dias acrescentou que, com rela??o ao Nordeste, o Piau? foi o Estado que mais reduziu esta "m?rbida" realidade e hoje encontra-se ? frente dos demais.

O governador do Piau? disse ao p?blico presente que a It?lia representa um dos mais ilustrativos exemplos de supera??o de adversidades sociais. Wellington Dias lembrou que, h? cerca de 50 anos, a na??o italiana tinha um enorme contingente de pessoas empobrecidas, sobretudo nas regi?es de Veneto, Emilia Romana, Umbria e Toscana, cujas administra?es p?blicas mant?m importantes programas de coopera??o, dentre eles a constru??o maci?a de cisternas na zona do semi-?rido piauiense. Atualmente, esses conglomerados italianos vivem numa est?vel situa??o de comodidade social e econ?mica.

"Por conta desse know-how e dessa voca??o de coopera??o internacional, solicitamos que a FAO, em parceria com Veneto, Toscana e o Governo do Estado, elabore um projeto de gest?o de cooperativa que possa ser executado no encadeamento produtivo do Piau?", prop?s o governador, destacando os segmentos do mel, caprinocultura e fruticultura como grandes alternativas para o in?cio desse plano de gerenciamento.

Por ?ltimo, Wellington Dias discorreu sobre a rede de prote??o social, que atualmente beneficia um grande n?mero de deficientes atrav?s da cria??o da Ceid (Coordenadoria Estadual para Incluls?o da Pessoa com Defici?ncia) . Ele comentou, por?m, que precisa dar um incremento nas a?es preventivas, frisando que 17,5 % da popula??o piauiense carrega algum tipo de defici?ncia.

Concernente ao assunto posto em discuss?o, o governador solicitou ? coordenadora da Ceid, Rejane Dias, que se pronunciasse sobre os detalhes operacionais da pasta. "Al?m do acompanhamento do p?blico adulto, estamos buscando mecanismos de triagem p



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES