Wellington Dias indica que PEC será apresentada após o feriado

O texto vem sendo trabalhado junto aos líderes e parlamentares do Senado e da Câmara e conta com a apresentação de novas sugestões

Segundo Wellington a matéria só deverá ser apresentada na quarta-feira | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos articuladores da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que prevê a excepcionalização de algumas despesas fora do teto,  senador eleito pelo Piauí, Wellington Dias (PT-PI), disse em entrevista à imprensa que a matéria só deverá ser apresentada na quarta-feira (16), após o feriado da Proclamação da República.

De acordo com o ex-governador, que coordena as tratativas relativas a adequação do Orçamento, o texto vem sendo trabalhado junto aos líderes e parlamentares do Senado e da Câmara. Com a apresentação de novas sugestões, a equipe de transição voltará a conversar com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Acertamos seguir dialogando e na quarta-feira, após o feriado, (teremos) um texto final da PEC da Transição e também sobre adequações do Projeto de Lei Orçamentária com o relator (do Orçamento), senador Marcelo Castro. Todo esforço é para o máximo de entendimento com a Câmara e Senado, e encontramos um ambiente de muito compromisso com este objetivo em favor do nosso povo, evitando assim alterações em uma Casa, o que é legítimo na regra democrática, mas poderia causar atraso na votação, e temos um tempo bem curto até o final do ano Legislativo”, informou o líder piauiense.

Dias disse que a matéria só deverá ser apresentada na quarta-feira - CCOM

Articulação

A chamada PEC de Transição é a alternativa articulada por integrantes do governo eleito e parlamentares para viabilizar o pagamento de despesas que não foram previstas no projeto de Orçamento de 2023 enviado ao Congresso pelo governo Bolsonaro. 

Entre elas está o aumento no valor do Auxílio Brasil, que voltará a ter o nome de Bolsa Família, de R$ 400 para R$ 600, assim como a continuidade do programa Farmácia Popular e o fornecimento de merendas escolares. A PEC abrirá espaço fiscal também para aumento real do salário mínimo. A solução encontrada é a de retirar do teto de gastos o Auxílio Brasil. Assim, o governo teria a garantia dos recursos sem desrespeitar as regras constitucionais. 

Programas sociais

Tendo ciência da importância da matéria para viabilizar o pagamento de benefícios sociais e a continuidade de programas importantes para os mais vulneráveis, o relator-geral do Orçamento 2023, senador piauiense Marcelo Castro (MDB), aguarda a apresentação da PEC para prosseguir com análise da peça orçamentária do ano que vem.  Cabe sinalizar que na última quinta-feira (10), após reunião com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, Marcelo Castro antecipou que o combinado é de que a PEC detalhará rubrica e valor para uma maior clareza sobre quais recursos serão excepcionalizados no teto de gastos. "Não haverá cheque em branco", explicou. O relator também disse que, após receber o texto, conversará com as lideranças partidárias e que a tramitação da matéria só será iniciada com o consenso dos líderes do Senado e da Câmara.

A PEC da Transição terá tramitação iniciada no Senado, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois de aprovada, será enviada ao Plenário. Caso aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Castro apresentará parecer até o dia 18

O senador piauiense Marcelo Castro é o relator do Orçamento da União para o próximo ano, nesse sentido, de acordo com o novo calendário de tramitação da LOA (Lei Orçamentária Anual) divulgado pela Comissão Mista de Orçamento, o parecer preliminar do mdbista deverá ser apresentado até a próxima sexta-feira, 18 de novembro.

Marcelo Castro é o relator do Orçamento da União -(Foto: Roque de Sá)

Cronograma

Ademais, o cronograma ainda indica que termina nesta segunda-feira (14) o prazo para que parlamentares, bancadas estaduais e colegiados permanentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional apresentem emendas ao projeto. As 14 comissões do Senado já definiram as sugestões de despesa, que agora serão analisadas pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Por fim, o documento ainda prevê que o relatório geral será publicado até 7 de dezembro e votado até o dia 12 na CMO. A votação no Plenário do Congresso Nacional está prevista para o dia 16 daquele mês. Veja a seguir o calendário completo de tramitação do Orçamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES