Wellington Dias se reúne com Ministro em Brasília na busca de solução para Iapep

Segundo Wellington Dias, a diferença que o Governo do Estado paga à previdência representa cerca de 8% da receita corrente líquida.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho reuniram-se, nesta terça-feira (6), em Brasília, com o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas. Na pauta, a busca de uma solução para o déficit do Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado do Piauí (Iapep).

“Hoje, o Piauí deixa de investir cerca de R$610 milhões por ano em obras, hospitais, segurança pública, e outras áreas fundamentais à população, para utilizar esses recursos para completar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas que tinham que ser pagos pelo fundo criado pelo Iapep”, destacou o governador, durante conversa com o ministro. Segundo Wellington Dias, a diferença que o Governo do Estado paga à previdência representa cerca de 8% da receita corrente líquida.

Wellington Dias se reúne com ministro Carlos Gabas, em Brasília( Foto: Neblina Orrico) O ministro Carlos Gabas se comprometeu ajudar a encontrar uma solução para o problema: “Faremos um estudo rápido”, ressaltou. Ficou acertado que um grupo de trabalho será formado entre os especialistas do Ministério da Previdência e a equipe do Estado coordenada pela vice-governadora Margarete Coelho que está responsável pela questão do Iapep.

Margarete destacou que é fundamental conseguir reequilibrar o instituto previdenciário do Piauí para que o Estado possa voltar a investir nas áreas mais importantes para a população. Segundo a vice-governadora, entre as alternativas possíveis está a contenção de gastos ilegais, a adequação à lei e a busca por ativos. “Estamos prontos para fazer e com a ajuda do Ministério da Previdência queremos fazer com a maior transparência possível”, afirmou ela.

O ministro anunciou também que os antigos responsáveis pela gestão do Iapep podem ser responsabilizados pelo déficit do Instituto. Segundo Gabas, o Ministério Público já foi acionado para investigar o caso.

Também participaram da reunião com o ministro, em Brasília, o secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, e o diretor-geral do Iapep, Marcos Steiner.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES