Wellington pede que Senado aprove empréstimo para o Piauí

A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) terça-feira e tem requerimento de urgência para ser votado pelo Plenário

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias (PT) pediu ontem no Plenário do Senado Federal que fosse autorizada a contratação de empréstimo pelo governo do Piauí com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), com o aval do governo federal, para investimentos no Programa de Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.

A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) terça-feira e tem requerimento de urgência para ser votado pelo Plenário. No valor de até US$ 12,77 milhões de direitos especiais de saque (SDR), o contrato deve beneficiar 22 mil pequenos agricultores com financiamento direto a atividades que incluem artesanato e outros pequenos negócios rurais.

Wellington Dias destacou também as tratativas entre governadores e parlamentares, ao longo dos últimos dias, para se chegar a um entendimento sobre a partilha dos royalties de petróleo entre as unidades da federação. O veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional seria apreciado terça-feira, mas, por acordo, foi adiado para quarta (12).

?Devo reconhecer que percebo boa vontade para este entendimento por parte do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e sua bancada, por parte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e sua bancada, mas como a gente acabou de ouvir em outros pronunciamentos, a bancada do Rio de Janeiro insiste numa tese insustentável?, afirmou.

Wellington Dias ressaltou que a bancada do Rio de Janeiro citou declarações de especialistas em petróleo, alertando que, se o veto ao projeto for derrubado, o Brasil será o único país do mundo a não premiar os estados produtores. A questão, rebateu, é que Rio de Janeiro e Espírito Santo não seriam estados produtores, uma vez que o petróleo explorado em suas regiões estaria a 370 quilômetros da costa do estado, em mar continental, que é de propriedade da União. Para o senador, se não houver entendimento sobre a questão, o Congresso deve apreciar o veto e decidir, no voto, se muda ou não as regras de partilha dos royalties. A sessão está marcada para 12h30.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES