Welllington Dias se reúne com governador de Roraima por socorro a Yanomamis

Será feito um mapeamento das áreas mais vulneráveis, focando no acesso à água potável e qualidade de vida do povo Yanomami.

Será feito um mapeamento das áreas mais vulneráveis, focando no acesso à água potável e qualidade de vida do povo Yanomami. | Roberta Aline
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dando andamento ao 'socorro' federal para o Povo Yanomami, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) reuniu-se na quinta-feira, 26 de janeiro, com Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Jader Filho, ministro das Cidades, e Antonio Denarium, governador de Roraima.

Na pauta, o papel que cada uma das pastas pode desempenhar na sequência dos atendimentos de emergência aos Yanomami, que estão sofrendo com quadros graves de desnutrição e insegurança alimentar.

Leia Mais

Wellington Dias se reúne com outros ministros e o governador Antônio Denarium (Foto: Roberta Aline)

Nesse âmbito, após a entrega de mais de cinco mil cestas de alimento, o que representa cerca de 80 toneladas, com o auxílio das Forças Armadas e de um atendimento emergencial in loco por equipes de saúde, os próximos passos envolvem a garantia de fornecimento de água potável e de ações em áreas como educação, comunicação e habitação.

O desafio é saber como a gente dá conta da solução de água potável nas comunidades. O Estado tem experiência e com este trabalho integrado, junto também aos ministérios dos Povos Indígenas, da Educação, Saúde, vamos garantir aquilo que é o desejo de todos: qualidade de vida”, disse o ministro piauiense.

Mapeamento das áreas mais vulneráveis

No encontro, os ministros e o governador de Roraima frisaram a necessidade de finalizar o mapeamento das áreas mais vulneráveis, no sentido de enviar equipes capazes de identificar os problemas e pensar nas melhores soluções.

Além da criação de planos para assistência imediata, os gestores revelaram a importância de incluir nas estratégias programas futuros permanentes para evitar que as adversidades apareçam novamente.

Wellington Dias e mais ministros se reúnem com Denarium (Foto: Roberta Aline)“Nós estamos na expectativa de, na segunda-feira (29), já podermos estar com todas as nossas equipes em Roraima para identificar que problemas são esses e quais os caminhos para solucioná-los. Estamos de mãos dadas para resolver o problema dos Yanomami, mas também envolvidos em pautas futuras que o estado possa nos trazer”, explicou o ministro Jader Filho.

Para Waldez Góes, o modelo de trabalho intersetorial adotado na crise dos Yanomami pode ser ampliado inclusive para outras esferas do Governo Federal. “O trabalho com o Povo Yanomami pode ser replicado em várias outras situações que ocorrem no país, não só nas comunidades indígenas. O Governo Federal está mobilizado com essa transversalidade ministerial, das missões que cada pasta tem para levar dignidade à população”, disse.

Segundo Denarium, a parceria do Governo Federal com o estado de Roraima é estratégica. Ele sinalizou, ainda, a relevância das ações em conjunto com a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o Ministério da Saúde e outras áreas numa ação sistêmica. “O governo é parceiro para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo e pode contar com nosso apoio”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES