Wilson cobra financiamento da Saúde e royalties do petróleo

Reunido com os governadores da região e aguardando a presidente Dilma Roussef

Avalie a matéria:
Fórum dos Governadores | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Sergipe, onde participa do XII Fórum dos Governadores do Nordeste, em Barra dos Coqueiros (SE), o governador Wilson Martins defende dois pontos importantes para o Piauí: a regulamentação da Emenda 29, que define um percentual mínimo de participação do Governo Federal no financiamento da saúde pública e a redistribuição dos royalties do petróleo. Para o governador, ?o petróleo é um bem da União, portanto, de todos. Não é justo que beneficie somente a uns três ou quatro estados?.

Reunido com os governadores da região e aguardando a presidente Dilma Roussef, Wilson Martins defende que a União tenha maior participação no financiamento da saúde. "A saúde do brasileiro vive situação de emergência. E o remédio passa pela melhor gestão e, sobretudo, por um maior aporte de recursos", disse o governador.

Hoje, os municípios são obrigados a destinar 12% do seu orçamento para a saúde. Os estados, 10%. E a União não tem percentual definido. Wilson Martins defende que a União participe, também, com 10%. ?Não estou querendo uma nova CPMF, e sim a regulamentação da Emenda 29, estabelecendo novas fontes de recursos que garantam uma saúde pública de melhor qualidade para todos?, disse.

Durante o Fórum serão tratados os seguintes temas pré-definidos pela organização: O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste, que será desenvolvido pela presidente, e Um novo projeto para financiar o Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste, ministrado pelos governadores de Sergipe, Marcelo Déda, e do Ceará, Cid Gomes. As demais discussões serão propostas pelos próprios governadores. Como em edições anteriores, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, também participará do evento.

O Fórum

O Fórum dos Governadores do Nordeste foi criado como forma de integrar os projetos políticos de cada estado da região a partir da discussão de iniciativas e estratégias políticas que facilitem a articulação regional. Juntamente com a representação do Governo Federal, o Fórum aprofunda os temas de interesse regional e traz novas propostas, a fim de mobilizar as esferas de governo em busca da melhoria efetiva da realidade nordestina. A agenda do evento ainda não foi divulgada pelo Governo de Sergipe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES