Wilson consegue apoio de governadores do PSB para proposta de financiamento da Saúde

O encontro teve como objetivo pressionar o Congresso Nacional para que haja a regulamentação da emenda constitucional nº 29

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins (PSB), que durante a campanha eleitoral no Estado defendeu uma fonte de financiamento da Saúde, esteve ontem em Brasília com os governadores eleitos do PSB, onde conseguiu o apoio para levar o tema à discussão com a presidente eleita, Dilma Roussef (PT). Com a presença dos governadores do Ceará, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo, o encontro teve como objetivo pressionar o Congresso Nacional para que haja a regulamentação da emenda constitucional nº 29, que estabelece a contribuição de 0,01% das movimentações financeiras para destinação à Saúde.

Em coletiva de imprensa na última quarta-feira, Dilma afirmou que, até agora, não pretende recriar a extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), mas admitiu que irá debater com o tributo de financiamento na Saúde com os governadores. Os gestores avaliaram que o grande problema enfrentado atualmente em todo o país, inclusive aqueles com maior fonte de recursos, é a necessidade de um maior investimento na área, que poderá ser feito através de arrecadação de recursos tributários, antes conseguidos com a CPMF.

Para Wilson, a extinção da destinação deste tributo é avaliada como um erro. ?Precisamos encarar o debate de forma racional. Quem perdeu com a extinção dessa arrecadação foi o povo, aqueles mais humildes que necessitam de uma saúde pública de qualidade?, destacou o governador. Com o fim da CPMF, em 2007, a área da Saúde perdeu cerca de R$ 40 bilhões por ano.

Os governadores socialistas também avaliaram positivamente o desempenho do partido no pleito deste ano. A sigla conseguiu eleger o segundo maior número de governadores, sendo seis no total, e elegeu uma bancada de 35 deputados federais e três novos senadores. Para Martins, o resultado eleitoral é traduzido em força para a atuação conjunta dos governadores na defesa de mecanismos de financiamento para a Saúde. O PSB pleiteia indicações para os ministérios das Cidades e Integração Nacional e deseja manter controle sobre o ministério dos Portos e de Ciência e Tecnologia.

O presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, afirmou que o partido não irá ?constranger? a presidente eleita com indicações e exigências. ?Temos confiança nela. Quando ela achar o tempo devido, vai chamar o PSB e dizer onde quer que a gente participe", pontuou. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES