Wilson determina revitalização da microbacia em Gilbués

O governador visitou o Núcleo de Pesquisas de Combate à Desertificação (Nuperade).

Avalie a matéria:
VISITA | Governador e gestores no Núcleo de Pesquisas em Gilbués | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins assinou, durante visita ao município de Gilbués, na última sexta-feira, a ordem de serviço para a revitalização da microbacia do Riacho Sucuruiú, ameaçada por conta da degradação que atinge os solos da região.

O governador visitou o Núcleo de Pesquisas de Combate à Desertificação (Nuperade). Os investimentos são de R$ 2,9 milhões. O projeto de revitalização é resultado da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - Semar (responsável pelo Nuperade) e o Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“Quero aqui parabenizar à Semar e também à Codevasf por esse projeto que vai acabar com a história dos municípios serem engolidos pelo deserto”, declarou o governador. Durante a visita ao núcleo, houve uma apresentação detalhada do projeto de revitalização, idealizado pela Fundação Agente e pela Semar e que envolve um conjunto de ações. O Nuperade tem três áreas de atuação.

A primeira é dentro do próprio núcleo, a segunda é no riacho e a terceira é nas unidades de produções, onde existem plantações com aplicação de tecnologias próprias à tipologia das terras.

“Desde criança ouço dizer que essas cidades vão ser tomadas pelo deserto. E agora, vejo o Governo trabalhando junto com a população para mudar essa realidade”, disse o líder comunitário Ricardo Tavares. A região de Gilbués é considerada a principal área em degradação do Piauí. Na região, são relativamente poucas as informações técnicas sobre as características químicas do solo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES