Wilson Martins busca recursos para municípios piauienses

Os prefeitos estão pedindo maior aporte financeiro e querem que o governo federal resolva a situação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Wilson Martins na CNM | Cccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins, o senador eleito Wellington Dias e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Francisco Macedo, participam da mobilização nacional dos prefeitos, no Auditório Petrônio Portella, do Senado Federal, em Brasília. A partir dessa mobilização vai ser elaborado um documento a ser entregue ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Os prefeitos estão pedindo maior aporte financeiro e querem que o governo federal resolva a situação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que teve quedas desde 2009, provocadas pela desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A previsão é de que para 2011 os recursos do FPM para as prefeituras sejam da ordem de R$ 56 bilhões. Mais de mil prefeitos participam da mobilização, em Brasília.

O Piauí também perdeu 1/12 avos do Fundo de Participação Estadual (FPE). O governador Wilson Martins disse que a saída para a crise serão os recursos do Pré-sal e da Contribuição Social da Saúde (CSS).

A mobilização

Às 9h15 desta quarta-feira iniciaram as atividades da mobilização O movimento municipalista, o novo governo e novo Congresso. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, à mesa ao lado de lideranças estaduais, discute sobre os temas pautados para esse encontro no Senado Federal.

Dois dos assuntos polêmicos que abriram a mobilização foram as questões do Piso Salarial do Magistério Público e do novo Código Florestal. Para Ziulkoski, as questões abordadas nesta mobilização revelam a precariedade vivida pelos municípios. ?O que tratamos aqui nesta mobilização é o retrato dos municípios brasileiros, principalmente os pequenos?, afirma.

Até a tarde desta quarta, temas relacionados à Saúde, Educação, Finanças e divisão dos Royalties da camada pré-sal devem ser abordados. O setor que mais preocupa os prefeitos é a saúde. A Regulamentação da Emenda Constitucional 29, que financia os recursos destinados à saúde municipal e a questão do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde são um dos assuntos mais discutidos na mobilização.

As sucessivas quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a questão dos programas federais também são destaque no encontro. ?Os prefeitos reclamam que os valores repassados não são os que estão previstos nos convênios, e isso não está certo?, alerta Ziulkoski, sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES