Wilson Martins propõe interligação de bacias com o São Francisco

A ideia, antiga reivindicação da região, foi defendida pelo governador junto à presidente Dilma Rousseff, na reunião da Sudene

Avalie a matéria:
Wilson Martins e Dilma | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proposta do governador Wilson Martins, de interligar o rio São Francisco às bacias que cortam o semiárido piauiense será um dos principais pontos do lançamento do Programa Nacional de Irrigação, que acontece nesta terça-feira, em Brasília. A ideia, antiga reivindicação da região, foi defendida pelo governador junto à presidente Dilma Rousseff, na reunião da Sudene, sexta-feira, em Salvador.

?Há uma crescente receptividade à proposta, que não gera problemas para o São Francisco e traz soluções importantes para o acesso à água no semiárido piauiense?, destacou Wilson. O governador lembrou que já há diversos estudos técnicos mostrando a plena viabilidade desse projeto.

A interligação seria a partir do Lago de Sobradinho, na Bahia, cortando a Serra de Dois Irmãos até o Açude Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato. Do Petrônio Portela, a água seguiria por gravidade para vários reservatórios localizados em municípios do semiárido piauiense, como Bocaina, em Bocaina; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Jenipapo, em São João do Piauí; e Piaus, em Patos.

?Com isso, poderíamos perenizar diversos rios da região, assegurando o abastecimento humano e animal, além de criar as condições para a irrigação e a piscicultura. Esta é uma solução que permitirá uma enorme transformação social e econômica no Sudeste piauiense?, observou Wilson Martins.

O governador disse que ficou contente com a receptividade à ideia, e que vai reforçar a reivindicação nesta terça- feira, em Brasília, quando a convite da presidente Dilma Rousseff, participa do lançamento do Programa Nacional de Irrigação. ?Também nesta área, o Piauí é uma terra de oportunidades. Temos terras férteis. O que está faltando é água naquela região?, ressaltou, lembrando que as margens de rios como Itaim, Canindé e Piauí, poderão se transformar em grandes projetos de irrigação, como ocorre hoje em Petrolina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES