Wilson quer apoio do SUS para tratamento de dependentes químicos

A ideia, segundo ele, é desenvolver políticas públicas integradas baseadas nesse diagnóstico.

Wilson Martins | Cccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou durante visita à Fazenda da Paz, na Cacimba Velha, em Teresina, que em março o Governo Federal conclui uma pesquisa que vai mostrar a real situação do crack e outras drogas no país, além do perfil dos dependentes químicos.

A ideia, segundo ele, é desenvolver políticas públicas integradas baseadas nesse diagnóstico. A proposta do governador Wilson Martins é de aumentar a capacidade de atendimentos e, para isso, defendeu que o Sistema Único de Saúde (SUS) possa credenciar a instituição terapêutica e assim financiar mais leitos. Padilha afirmou estar impressionado com o trabalho feito pela Fundação da Paz que, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), disponibiliza 60 vagas para tratamento.

?Para nós, a instituição passa a ser uma referência?, disse. O secretário da SASC, João de Deus Sousa, avaliou positivamente a visita do ministro, ressaltando que o Estado, sozinho, não dá conta de uma demanda tão crescente. ?A Secretaria tem uma fila de espera de 139 pessoas e a própria Fundação da Paz, de 480.

O índice de recuperação chega a 40%, acima do que prevê os órgãos internacionais. Como disse o governador, uma das formas de ampliar o atendimento é através do credenciamento de instituições como essa pelo SUS?, explicou. O governador Wilson Martins disse ainda que o Estado vai fazer um esforço para ampliar também o investimento na reinserção dos dependentes químicos no mercado de trabalho, através da capacitação.

João de Deus lembrou ainda que a parceria da SASC com a Fundação da Paz tem dado bons frutos, através de oficinas e cursos, como os do projeto Rompendo Paradigmas. São ações como essa que trazem de volta a esperança de pessoas como o jovem F.A. que há três meses está em tratamento na Fundação da Paz. ?Esse local está mudando meus conceitos e meu espírito. Tenho agora uma nova educação e disciplina para me livrar do vício?.

A parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania e Fundação da Paz, atendeu, de janeiro de 2010 até agora, 383 pessoas que buscaram a reabilitação da dependência química. Com a instituição terapêutica Monte Tabor, em Piripiri, 42 pessoas foram atendidas de junho de 2010 a janeiro desde ano. Na área sócioeducativa, a SASC mantém ainda, junto à Fundação da Paz, o atendimento a 90 adolescentes oriundos do Centro Educacional Masculino-CEM e do Centro de Internação Provisória-CEIP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES